Iniciativa convocada pelo Papa Francisco decorre a 26 de janeiro

Lisboa, 24 jan 2022 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) convidou hoje as dioceses e organismos católicos do país a unir-se à jornada de oração pela paz na Ucrânia, esta quarta-feira, uma iniciativa convocada pelo Papa Francisco

“Pede-se a todas as Dioceses e organismos eclesiais que estejam em sintonia com a intenção do Santo Padre, assumindo o dia 26 de janeiro como um dia de oração pela paz, na solidariedade fraterna com o povo ucraniano e com os cristãos e os bispos da Ucrânia”, refere uma nota do Secretariado-Geral da CEP, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O texto recorda a intervenção do Papa, este domingo, após a recitação do ângelus, com um “veemente apelo à paz na Ucrânia, face à iminente situação de guerra”.

A CEP assinala ainda que, na última sexta-feira, os bispos da Europa exprimiram a mesma intenção: “Neste momento extremamente delicado, pedimos aos cristãos para rezarem pelo dom da paz na Ucrânia, para que os responsáveis sejam contagiados pelo bem da paz e para que a crise seja superada exclusivamente através do diálogo”.

Os países da NATO colocaram forças em alerta e enviaram navios e aviões de combate para reforçar a defesa na Europa Oriental contra a atividade militar russa nas fronteiras da Ucrânia, anunciou hoje a Aliança Atlântica.

Os Estados Unidos da América e o Reino Unido autorizaram a saída de funcionários das suas embaixadas em Kiev, face à crescente ameaça de uma invasão.

OC

Partilhar:
Share