Portugal: Celebração Ecuménica e encontro «Também Somos Terra!» marcam «Tempo de Criação 2024»

Programa inclui «Feira da Criação», para todas as idades, propõe conferências, oficinas, testemunhos, caminhadas, e exposições

Lisboa, 04 out 2024 (Ecclesia) – A Rede ‘Cuidar da Casa Comum’ vai assinalar o ‘Tempo de Criação 2024’ e destaca a Celebração Ecuménica Nacional, o Encontro ‘Também Somos Terra!’ e a ‘Feira da Criação’, hoje e sábado, em Lisboa.

“Este ano, vamos procurar, com ânimo, agir em favor da criação. Por nós próprios e com outros, descobriremos como cuidar da Terra que nos acolhe e de todos os que a habitam”, explica a Associação R3C – Rede Cuidar da Casa Comum (CCC), na sua página na internet.

‘Esperançar e agir com a Criação’ é o tema do ‘Tempo de Criação 2024’, anunciou o Movimento internacional ‘Laudato Si’, este é um tempo ecuménico que une Igrejas e comunidades cristãs de todo o mundo, que se realiza anualmente de 1 de setembro  a 4 de outubro, começa no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e termina na festa litúrgica de São Francisco de Assis.

A Rede Cuidar da Casa Comum alerta para os “muitos, diversíssimos e intensos sinais de desgaste ou destruição dos equilíbrios” que têm sido dados à humanidade, lembra os “milhões de espécies de seres vivos” e as condições para povoarem o Planeta Azul e as “tantas crianças que começam apenas a descobri-la ou estão ainda para vir”.

A Associação R3C vai assinalar o ‘Tempo de Criação 2024’ com diversas atividades e destaca a Celebração Ecuménica Nacional, hoje, às 21h00, na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa, que vai ser transmitida online.

No sábado, 5 de outubro, a Rede Cuidar da Casa Comum dinamiza o seu Encontro anual ‘Também Somos Terra!, que inclui uma conversa sobre o tema ‘A questão ecológica como lugar teológico’, e uma ‘Feira da Criação’, com conferências, oficinas, testemunhos, caminhadas, exposições, como o resultado da Maratona de Fotografia sobre os ‘Objectivos Laudato Si’, iniciativas para as crianças, os jovens, e as famílias.

O Movimento internacional ‘Laudato si’, numa nota enviada à Agência ECCLESIA, para além do tema do ‘Tempo de Criação 2024’ – ‘Esperançar e agir com a Criação’ – apresentou também que o símbolo para este tempo ecuménica é ‘As Primícias da Esperança’, inspirado na Carta aos Romanos 8,19-25.

“Os tempos que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como uma dádiva do nosso Criador, mas como um recurso a ser utilizado”, explicou a organização que nasceu em 2015, como Movimento Católico Global pelo Clima.

A Rede CCC informa que, através da sua página na internet e da página na rede social Facebook, vai disponibilizar durante as cinco semanas do ‘Tempo de Criação 2024’ textos que orientem tempos pessoais ou comunitários de reflexão e oração, que “ajudem cada um(a) a aprofundar e promover uma ecologia integral, como pede Francisco na Laudato Si’”.

A Rede Cuidar da Casa Comum, constituída juridicamente como Associação R3C, foi criada em 2017, com o objetivo de sensibilizar para os problemas ecológicos de âmbito nacional e mundial, junta instituições e movimentos da Igreja Católica e de outras Igrejas cristãs em Portugal, e pessoas em nome individual.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top