Santarém: Museu diocesano promove a VIII Mostra de Doces Conventuais e Artes do Claustro

Santarém, 04 out 2024 (Ecclesia) – O Museu Diocesano de Santarém promove, de hoje até domingo, a VIII Mostra de Doces Conventuais e Artes do Claustro.

Para além do fito de dar a conhecer doces e outros produtos, tem como objetivo pastoral trazer “ao contacto direto com as comunidades uma parte da igreja que para muitos é desconhecida, muito pelo seu carácter de recolhimento, as monjas e monges que oram pela igreja no silêncio dos seus cenóbios”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

O evento integra a programação cultural «+Museu» e este ano também as comemorações do 10.º aniversário do museu conta “com uma forte presença monástica: Monges de Singeverga, as Monjas de Cister, as Monjas Carmelitas de Bande, as Clarissas do Louriçal, Monjas da Cartuxa de Évora e representantes das Monjas de Belém, das Monjas de Roriz, Irmãzinhas de Jesus, entre outros”, refere a nota.

De Tarouca chegam os sabores da planta do sabugueiro pela Tulha dos Monges, de Portalegre os doces conventuais, assim como da Chamusca, Pernes, bem como produtos regionais.

Assim, integram o programa da mostra iniciativas que visam promover o contacto intergeracional e o diálogo com as comunidades, nomeadamente os momentos “Vida e Artes do Claustro”, constituem oportunidades de diálogo, de testemunho sobre o carisma e quotidiano das comunidades monásticas presentes.

Do programa constam ainda na sexta-feira a “Hora do Doce” que terá um primeiro momento dedicado às escolas e que conta também com a presença de monjas, num segundo momento já à tarde, haverá a colaboração dos alunos de Pastelaria da Escola Profissional Vale do Tejo, que irão fazer a demonstração de uma receita e dar a provar um doce conventual.

A animação musical será proporcionada pelo Grupo de Violas “MD”. À noite um workshop de danças medievais pela associação «Dançarem».

No sábado pela manhã numa parceria com a Associação «Encadeamentos» haverá um workshop sobre ourivesaria religiosa (necessário inscrição).

À tarde um programa dedicado a famílias e crianças que se inicia com um conto musicado, seguido por um espetáculo no âmbito do FITIJ (Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude) “Palhatiko”, a que se seguirá um workshop de Esgrima Histórica por Encadeamentos.

Para terminar o dia, a organização propõe um momento musical dedicado à música antiga com o Grupo de Gaitas da Golegã, Associação Cantar Nosso. No domingo visita temática “Viagem no Tempo”, inclui subida à Torre (inscrições prévias, terá o valor de 5€) e ao final da tarde o Rancho Folclórico do Vale de Santarém.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top