Igreja/Sociedade: Movimento Laudato Si’ anuncia «Esperançar e agir com a Criação» como tema do «Tempo de Criação 2024»

Símbolo, inspirado na Carta aos Romanos, também foi revelado

Cidade do Vaticano, 03 fev 2024 (Ecclesia) –  O Movimento ‘Laudato si’ anunciou que “Esperançar e agir com a Criação” é o tema para a celebração ecuménica “Tempo de Criação 2024”, que se realiza anualmente de 1 de setembro  a 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.

De acordo com uma nota enviada à Agência ECCLESIA, além do tema, foram também lançados o símbolo e uma reflexão teológica inspirada na Carta aos Romanos, “incentivando os cristãos do mundo inteiro a prepararem-se para viver este período ecuménico”.

“Este ano, o símbolo que norteará esse Tempo é ‘As Primícias da Esperança’, inspirado em Romanos 8,19-25. Os tempos que vivemos mostram que não nos relacionamos com a Terra como uma dádiva do nosso Criador, mas como um recurso a ser utilizado”, adianta a iniciativa global pelo clima.

Foto: Movimento Laudato si’

“A Criação geme” (Rm 8,22) por causa do nosso egoísmo e das nossas ações insustentáveis que a prejudicam. Contudo, a Criação ensina-nos que a esperança está presente na espera, na expectativa de um futuro melhor (cf. Rm 8, 20-21).

O Movimento ‘Laudato si’ destaca que “esperançar, no contexto bíblico, não significa permanecer quieto e silencioso, mas sim gemer, clamar e lutar ativamente por uma nova vida e meio de dificuldades”.

“A Criação e todos os seres humanos somos chamados a adorar o Criador, trabalhando juntos por um futuro dinâmico no qual as primícias da esperança possam nascer”, indica.

No convite do Movimento Católico Global pelo Clima, é revelado que “a fase de ‘Preparação’ do Tempo da Criação deste ano começa em fevereiro”, depois da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebrada no Hemisfério Norte.

“A etapa da ‘Preparação’ é fundamental para o Tempo da Criação, criando vínculos e relacionamentos, renovando a alegria do encontro e do abraço e cultivando os dons da comunhão e da paz como o Povo de Deus, em união com a nossa casa comum”, desenvolve.

“Esperamos que este Tempo da Criação nos renove e nos una pelo único batismo e chamado a cuidar da nossa casa comum”, deseja o movimento.

Os líderes religiosos apelaram ainda à participação do “Tempo da Criação 2024”, através de um vídeo, disponível na rede social Youtube.

O Movimento Católico Global pelo Clima, nascido em 2015, anunciou a mudança de nome para ‘Movimento Laudato Si’, a 29 de julho de 2021, assumindo-se a inspiração na encíclica ecológica e social do Papa Francisco.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top