Portugal: Cáritas e Conferência Episcopal assinalam Dia Mundial do Refugiado (c/vídeo)

Primeiro-ministro presente na iniciativa «Vem e Partilha o teu Pão»

Lisboa, 20 jun 2018 (Ecclesia) – O primeiro-ministro António Costa vai estar presente hoje na iniciativa «Vem e Partilha o teu Pão», da Cáritas e da Conferência Episcopal Portuguesa, que visa assinalar o Dia Mundial do Refugiado.

A sessão decorre entre as 17h00 e as 19h30, no Salão Almada Negreiros, na Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos, em Lisboa.

Após a abertura e apresentação da Semana de Ação Conjunta Mundial “Partilhar a Viagem” com intervenções de Eugénio da Fonseca, Bacelar Vasconcelos e o padre Manuel Barbosa, realiza-se um painel com testemunhos de vida, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Rafat Dabah, refugiado sírio, vai conversar com a atriz brasileira Joana Balaguer e o padre jesuíta Paulo Duarte, numa mesa-redonda moderada pela jornalista Alice Vilaça.

Entre os presentes estarão o primeiro-ministro António Costa; o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita; o presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias Pedro Bacelar de Vasconcelos; o núncio apostólico D. Rino Passigato; e vários representantes consulares em Portugal, associações de migrantes e entidades públicas ligadas às migrações.

“Haverá um momento de partilha simbólica do pão, com um lanche partilhado, com o qual se pretende transmitir a cultura do encontro, promovida pelo Papa Francisco, fundamental para melhor acolher e integrar quem decide ou é forçado a sair da sua casa”, adianta a Cáritas, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

“A Cáritas Portuguesa acredita que, para se criar uma Europa verdadeiramente inclusiva, é essencial incentivar o diálogo intercultural, encontros e debates entre migrantes e comunidades locais para ajudar a quebrar preconceitos e medos do ‘desconhecido’”.

A campanha ‘Partilhar a Viagem’ foi lançada pelo Papa Francisco, em setembro de 2017, e tem como principal objetivo promover a “Cultura do Encontro” com migrantes e refugiados, contribuindo para um “melhor entendimento, compreensão, empatia e solidariedade em relação à «viagem» que muitos escolhem ou são forçados a fazer para sobreviverem”.

Durante a Semana de Ação Conjunta Mundial, que decorre de 17 a 24 de junho, são dinamizadas iniciativas idênticas ou semelhantes pelo país e por todo o mundo, divulgadas através do site www.caritas.pt.O presidente da Cáritas Internacional, cardeal Luis Antonio Tagle, faz votos de que nesta Semana seja possível demonstrar “com as ações, não com as palavras, o que quer dizer cuidar dos migrantes”.

A campanha global ‘Partilhar a Viagem’ decorre até ao ano de 2019.

LFS/JCP/OC

https://www.facebook.com/agenciaecclesia/videos/1705693266132961/

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top