Lisboa, 24 mai 2019 (Ecclesia) – A Sociedade Bíblica Portuguesa premiou os filmes dos alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha e do Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Lisboa, que concorreram ao concurso ‘Bíblia Moov’.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização informa que o Prémio ‘Bíblia Moov Jovem’, para grupos de jovens entre os 12 e os 17 anos, foi atribuído ex-áqueo aos filmes ‘David, um amor demasiado humano’, de Lucas Martins, e ‘Amor à primeira vista’, de Carlos Silva, respetivamente do Agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha e do Agrupamento de Escolas D. Dinis.

O coordenador da disciplina de EMRC, no Secretariado Nacional da Educação Cristã da Igreja Católica em Portugal, afirmou que o concurso “permite dar asas à criatividade dos alunos perante o texto bíblico levando-os a uma releitura e a um trabalho que é sempre um enriquecimento para a disciplina e para as comunidades educativas”.

“A Sociedade Bíblica tem a função de apresentar o texto Bíblico no contexto da vida dos cristãos. A nós cabe-nos associarmo-nos e trazermos a realidade da EMRC e da Catequese para esta importante iniciativa ecuménica”, desenvolveu o professor Fernando Moita, na sessão de entrega do prémio, divulga o sítio online ‘Educris’.

Na sua 4.ª edição, o concurso ‘Bíblia Moov’, da Sociedade Bíblica Portuguesa, desafiou os jovens a retratem o conhecimento e a sua interpretação de um texto bíblico a partir do tema geral ‘Histórias de Amor na Bíblia’.

O prémio Bíblia Moov, para grupos de jovens entre os 18 e os 27 anos, foi atribuído ao filme ‘Fala-me de amor’, de Tiago Soares, de Ponta Delgada, que venceu este prémio pela segunda vez e, segundo o comunicado, o júri atribuiu, nesta categoria, uma menção honrosa a  ‘Ágape’, um filme de Mónica Pires, de Aveiro.

A Sociedade Bíblica contextualiza ainda que foram conhecidos os nomeados e vencedores do concurso, para além de ser “um tempo especial” com “vários momentos de arte inspirados na Bíblia”.

A cerimónia de entrega dos Prémios ‘Bíblia Moov’ realizou-se este sábado, dia 18 de maio, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Lisboa.

CB

 

Partilhar:
Share