D. Manuel Linda destacou «trabalho extraordinário» feito pelo novo bispo na Irmandade dos Clérigos

Porto,  31 mar 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D Manuel Linda, presidiu este sábado a uma vigília de oração, promovida pelo CNE-Corpo Nacional de Escutas e os Secretariados das Pastorais da Juventude, Vocações e Universitária, na igreja dos Clérigos.

A celebração aconteceu na véspera da ordenação episcopal de D. Américo Aguiar, da Diocese do Porto, que o Papa nomeou bispo auxiliar de Lisboa.

D. Manuel Linda falou num momento importante “para a Igreja do Porto e para a Igreja que está em Portugal”, destacando o trabalho “extraordinário” que o novo bispo desempenho como presidente da Irmandade dos Clérigos.

“Vamos pedir ao Senhor que o guie, no serviço que agora lhe confia”, pediu aos participantes na celebração de oração.

A vigília seguiu a temática da última assembleia do Sínodo dos Bispos (outubro de 2018), ‘Os jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional” unindo “duas dimensões” que o bispo do Porto considera “essenciais”: “Que os jovens vivam a fé e encontrem o seu discernimento vocacional”.

Antes da vigília, decorreu um jantar convívio com os sem-abrigo da cidade numa iniciativa do Centro Cultura e Desporto dos trabalhadores da Câmara Municipal do Porto.

Presente neste encontro, D. Américo Aguiar despediu-se da cidade, dizendo que “o coração de uma pessoa do Porto é um coração solidário, sempre presente”.

“Nós não descansamos enquanto alguém precisar da nossa oração, da nossa partilha, da nossa generosidade. São assim as gentes do Porto”, afirmou o responsável, citado pela Rádio Renascença.

No dia do falecimento de sua mãe, D. Américo Aguiar quis estar presente no encontro, com o “coração partido”.

A ordenação episcopal vai decorrer pelas 16h00, na Igreja da Trindade, sob a presidência do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente; são co-ordenantes D. Manuel Linda e D. José Domingo Ulloa, arcebispo do Panamá.

A 1 de março, o Papa Francisco nomeou como bispo auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar, até agora presidente do Conselho de Gerência da Renascença e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Natural da Diocese do Porto, D. Américo Aguiar nasceu a 12 de dezembro de 1973 e foi ordenado sacerdote em 2001; é presidente da Irmandade dos Clérigos desde 2011 e, desde 2016, presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

OC

Partilhar:
Share