Porto: «Vida da Igreja exprime-se no serviço da caridade»

Bispo auxiliar do Porto desafiou os fiéis a dedicarem-se aos outros, para melhor viverem esta Quaresma

Porto, 31 Mar (Ecclesia) – O bispo auxiliar do Porto dedicou a 1º Catequese Quaresmal ao tema da Caridade, “uma estrada” aberta por Deus e que deve ser percorrida por todo o cristão.

“A caridade é assim como um caminho que Deus coloca no nosso coração, que nos abre na sua misericórdia, e que somos chamados a tornar visível na nossa vida” realçou D. António Taipa, esta quarta-feira, na Catedral do Porto.

Numa altura em que a Igreja se está a preparar para celebrar a Páscoa, o prelado entende que fazer o bem pelo próximo é a melhor “preparação para a plenitude da revelação” de Deus.

“A natureza íntima da Igreja exprime-se no serviço pela palavra, no serviço pela liturgia, no serviço da caridade” acrescenta D. António Taipa, para quem só assim a comunidade eclesial poderá dar “garantia da sua verdade e autenticidade”.

Do Antigo para o Novo Testamento, desde os primórdios da história do cristianismo até hoje, a caridade dá forma a um amor que não se fica pelos familiares ou amigos, ou até pelos membros de um mesmo povo, mas que se estende até aos inimigos.

Segundo o bispo auxiliar, foi a Cruz de Jesus Cristo que trouxe esta nova realidade, “a nova lei do Espírito, que mostra o caminho e dá força para o seguir”.

A próxima conferência quaresmal da diocese do Porto será dada no dia 6 de Abril e terá como tema o Jejum.

JCP  

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top