Porto: Projeto «Nunc Dimittis» dos «Moços do Coro» é apresentado na Sé

Porto, 03 fev 2023 (Ecclesia) – O ensemble «Moços do Coro» apresenta hoje o concerto «Nunc Dimittis», na festividade da apresentação do Senhor no templo, às 21h30, na Sé do Porto.

Também conhecida pela designação grega «Hypapante», que significa «festa do encontro», este dia, tem como figuras centrais Jesus, o menino que, após quarenta dias do seu nascimento, é recebido no templo de Jerusalém pelo profeta Simeão e pela profetiza Ana, e ainda Maria, que numa perspetiva popular e tradicional, concede a esta festa o desígnio da «Senhora das Candeias», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este concerto, procurando fazer a devida referência às duas evocações desta festa, inicia-se com a antífona prevista para a tradicional procissão das velas «Lumen ad revelationem gentium», de G. P. Palestrina (1525-1594), compositor Italiano que assinalará, no dia 2 de fevereiro, 429 anos da sua morte.

Por conseguinte, executar-se-á «Litanies de la Vierge (H. 83)» do Compositor M-A. Charpentier (1643-1704), onde Maria, a senhora das candeias, é agora invocada como rainha, mulher e mãe.

Centralizando novamente a nossa atenção na festa da apresentação do Senhor, os participantes podem escutar a obra que dá titulo ao projeto «Nunc Dimittis» do compositor Paul Smith onde estão descritas as palavras proferidas por Simeão assim que recebe o menino nos braços, acentua a nota.

Com a direção do maestro Nuno Miguel de Almeida, o ensemble vocal e camarata barroca dos «Moços do Coro», apresentam na catedral do Porto «Nunc Dimittis», um projeto com entrada livre e que conta com o alto patrocínio do Cabido Portucalense.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top