Porto: Paróquia de Campanhã promove «Natal dos Sós», Consoada solidária que se realiza desde 1987

Padre Fernando Milheiro convida a receber vizinhos que estejam sozinhos

Porto, 24 dez 2015 (Ecclesia) – A Paróquia de Campanhã, na Diocese do Porto, organiza hoje o ‘Natal dos Sós’, “um gesto de misericórdia” para responder à “solidão que vai aumentando” sobretudo nas pessoas mais velhas que ficam “sozinhas”.

“Este gesto de atenção aos mais abandonados – ‘a solidão mata muito!’- tem sido de muito conforto para a comunidade cristã de Campanhã e ganha ainda mais sentido neste Ano da Misericórdia”, explica o pároco de Santa Maria de Campanhã.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre Fernando Milheiro frisa que o nascimento de Jesus “implica que tudo se faça para que no Natal, ninguém esteja sozinho”, como esta iniciativa que se realiza desde 1987.

O sacerdote informa que “todos” os que seriam obrigados a passar o Natal sozinho podem participar na ceia no dia 24 de dezembro, a partir das 17h00, no Patronato de Campanhã, na Travessa da Corujeira de Baixo, número 140.

Habitualmente a paróquia recebe cerca de 50 pessoas mas “quem dera que não fosse ninguém”, observa o sacerdote sobre a iniciativa promovida com o apoio da Associação Nun’Álvares, da Fraternidade Nun’Álvares (escuteiros) e de um grupo de voluntários.

Nesta ceia de Natal cada um é chamado pelo seu primeiro nome e a partir das 19h00 fazem a “evocação do primeiro Natal”, escutam-se algumas mensagens, são apresentados poemas e o regresso a casa a partir das 22h00, com o apoio de voluntários que disponibilizam os seus carros.

“Para além das luzinhas de rua no centro das cidades, de centenas de espetáculos e de hipermercados cheios de gente ainda faz falta esta porta aberta para gente que não tem o aconchego de um lar na noite de Natal”, desenvolve o padre Fernando Milheiro.

Neste contexto, surge também o repto para que todas as pessoas que tenham oportunidade “convidem para a ceia Natal os vizinhos” que vão ficar sós.

A Paróquia de Santa Maria de Campanhã, através da Conferência São Vicente de Paulo (Vicentinos) leva ainda “mais de uma centena de cabazes” a quem precisa para que façam a sua “ceia em família”.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top