Porto: Paço Episcopal associa-se às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos

Porto, 25 mar 2017 (Ecclesia) – A Diocese do Porto associa-se hoje às comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos e promove visitas guiadas ao Paço Episcopal, gratuitas e limitadas, entre as 10h30 e 15h40.

“Uma viagem inesquecível a um tesouro muito bem guardado na cidade do Porto. Um Palácio habitado não por reis, mas por bispos”, é a proposta da diocese portuense ao edifício que guarda 600 anos de história.

Os participantes vão ver o átrio do paço, as escadarias graníticas, três salas – dos espelhos; do brasão; de audiências e do trono – as exposições de arte em todo o edifício, e ainda uma “soberba vista panorâmica” sobre o Douro.

“Ao abrir as suas portas ao público em geral, estreita a proximidade entre vários mundos: O clerical e o laico, a religião e a arte, a cultura e o turismo”, desenvolve.

A cidade do Porto propõe mais de 70 iniciativas como forma de assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos distribuídas por diversos locais e para diferentes públicos.

A oferta e participação da Igreja Católica no Porto este sábado não se limita ao Paço Episcopal e vão estar de portas abertas outras instituições como o Museu de Arte Sacra e Arqueologia, a Irmandade dos Clérigos, a Irmandade das Almas de São José das Taipas, a Venerável Ordem Terceira de São Francisco e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Destaca-se também a conferência debate sobre arqueológicos expostos do MASA, a partir das 14h30, na igreja de S. Lourenço, conhecida como igreja dos Grilos.

Pelas 17h00 e as 18h00, têm lugar dois concertos em igrejas na Diocese do Porto, respetivamente Música Ibérica dos séculos XVI a XVIII AVRES SERVA, na igreja dos Grilos, e a atuação da Academia de Música de Paços de Brandão, na igreja da Misericórdia.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top