Ordenação episcopal de D. Vitorino Soares agendada para o dia 29 de setembro, na catedral diocesana

Foto Diocese do Porto/JLC, D. Manuel Linda, bispo do Porto

Porto, 17 jul 2019 (Ecclesia) – O bispo do Porto afirmou que D. Vitorino Soares possui uma ligação “genética” à diocese e tem “vasta experiência evangelizadora e de liderança”.

Numa saudação ao novo bispo auxiliar do Porto, nomeado hoje pelo Papa Francisco, D. Manuel Linda lembra os “diversos ofícios eclesiásticos” que desempenhou ao longo da sua vida pastoral, desde a ordenação na Sé do Porto, em 1985, tendo sido responsável pela Vigararia de Paredes e membro do Conselho de Pastoral Diocesano e do Conselho de Coordenação Pastoral.

Natural de Penafiel, onde nasceu em 1960, D. Vitorino Soares trabalhou nos seminários diocesanos, foi diretor do Secretariado da Juventude durante 10 anos e pároco na região de Paredes desde 1994, em Castelões de Cepeda e Madalena.

Foto Paróquia de Castelões de Cepeda/Paredes, D. Vitorino Soares

“Esta ligação ‘genética’ ao Porto, ao seu clero, religiosos e leigos, tornam-no particularmente sensível para a compreensão das habituais vivências, específicas sensibilidades e justas aspirações da nossa Diocese”, escreve D. Manuel Linda.

Para o bispo do Porto, o “temperamento acolhedor e afável” de D. Vitorino Soares “muito contribui” para fazer da Diocese do Porto “uma comunidade acolhedora, motivada, sensível e fraterna”.

D. Manuel Linda comunicou “com imensa alegria” à diocese a nomeação do novo bispo auxiliar do Porto, que considera “um dom recebido do Céu” por “intermédio do Papa Francisco”.

“Ao Santo Padre, o Papa Francisco, em nome da Diocese do Porto, agradeço, de coração, este dom precioso. Ao Bispo eleito, dou as boas-vindas ao ministério apostólico: recebe, caro Dom Vitorino, o abraço fraterno deste teu irmão mais velho”, escreveu D. Manuel Linda.

Na saudação ao novo bispo, D. Manuel Linda refere que a ordenação episcopal de D. Vitorino Soares será “em princípio” no dia 29 de setembro, na catedral diocesana, acrescentando que conta com “significativa presença de clero, religiosos e leigos” para essa celebração.

A Conferência Episcopal Portuguesa também já reagiu à escolha de um novo bispo auxiliar para a Diocese do Porto, “congratulando-se com esta nomeação e desejando a D. Vitorino Alves uma fecunda missão pastoral ao serviço” daquele território.

PR

(notícia atualizada às 16h13)

Partilhar:
Share