Porto: Jubileu sacerdotal de D. António Taipa marcado por palavras de «afeto» do Papa

Bispo auxiliar celebrou com a comunidade diocesana 50 anos de ordenação presbiterial

Porto, 16 ago 2016 (Ecclesia) – A Diocese do Porto homenageou esta segunda-feira D. António Taipa pelos seus 50 anos de ordenação sacerdotal, numa celebração na Sé local.

A cerimónia, acompanhada por centenas de pessoas na Catedral do Porto, ficou marcada por uma mensagem do Papa Francisco, dirigida ao bispo auxiliar, que agradeceu também o seu “afeto”.

“Uma palavra do Papa, seja qual for, é sempre uma palavra que nos cai muito fundo”, referiu D. António Taipa, emocionado.

D. António Maria Bessa Taipa tem 73 anos e é natural de Freamunde, do Concelho de Paços de Ferreira (Diocese do Porto), e foi ordenado bispo a 15 de agosto de 1966.

Licenciado em Teologia Dogmática e em Sagrada Escritura, com estudos feitos em Roma, o bispo auxiliar tem dedicado a maior parte da sua vida à Diocese do Porto, primeiro como prefeito e professor do Seminário Maior e do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas.

Depois como docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, reitor do Seminário Maior do Porto e vigário-geral da diocese, entre outros cargos.

Em 1999, chegou do Vaticano a nomeação para bispo auxiliar da Diocese do Porto, missão que tem desempenhado até hoje.

Na hora de festejar o jubileu sacerdotal de D. António Taipa, o atual bispo titular da Diocese do Porto, D. António Francisco dos Santos, elogiou a sua “entrega generosa”, a “simplicidade” que sempre demonstrou ao serviço dos outros e a sua “sabedoria de vida”.

“Foi professor da maior parte do clero do Porto”, recordou o prelado, considerando não só “justo” mas “uma bênção muito grande” poder “agradecer a Deus e a D. António Taipa” neste dia tão especial.

No mesmo dia, 15 de agosto, data da solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, a comunidade católica do Porto assinalou ainda os 65 anos de ordenação presbiteral de D. Manuel Martins, atual bispo emérito de Setúbal mas também natural da Diocese do Porto.

Na Sé local, foram ainda homenageados todos os sacerdotes da região, com 60 ou mais anos de missão.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top