Iniciativa mensal une juventude e comunidade em espaço multicultural

Foto: Grupo El Shadday

Porto, 24 set 2022 (Ecclesia) –  O grupo de jovens ‘El Shadday’, da Paróquia de Santa Eulália, em Paços de Ferreira, Diocese do Porto, abre mensalmente as portas do seu “espaço multicultural” para “sentar todos à mesa” e angariar fundos para a JMJ Lisboa 2023.

“Uma vez por mês organizamos estas atividades gastronómicas para angariar algum dinheiro mas também podendo unir a comunidade, acontece num espaço multicultural porque queremos acolher todos, mesmo nas suas diversas atividades e funções, música, gastronomia, convívios e surgiu a ideia para que todos se sintam à vontade”, explica Miguel Bessa, membro do grupo, à Agência ECCLESIA.

Para o jovem de 23 anos, o “objetivo maior” desta iniciativa mensal é a “angariação de fundos para os jovens poderem participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023” e terem a experiência de “colocar os dons de cada um a render”.

“Nada melhor que juntar amigos à mesa e realmente conseguimos, tem corrido bem e é sempre gratificante o feedback das pessoas, acolher os nossos e toda a comunidade: a mesa é o melhor sítio”, reforça. 

Com um espaço físico permanente, “construído pelo grupo de jovens para acolher a comunidade”, Miguel Bessa indica que, a cada mês, “as portas estão abertas” a todos.

Foto: Grupo El Shadday

“Tentamos circular as funções por todos os elementos do grupo mas o cozinhar está ao encargo do nosso responsável do grupo, Gilberto, e depois mais três ou quatro ajudantes de cozinhas e todos ajudam, serventes, limpezas, arrumações, todos vamos experimentando passar pelas várias tarefas”, refere.

O último encontro gastronómico aconteceu no início deste mês, “com francesinhas e cachorros”.  

“Ainda não temos a próxima data, uma vez que estamos a organizar o novo ano pastoral, mas vamos sempre divulgando nas redes sociais”, informa. 

A entrevista com o membro do grupo de jovens “El Shadday” integrou o programa de rádio ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, deste sábado, ficando depois disponível online e em podcast. 

SN

Partilhar:
Share