Diocese prestou homenagem no dia em que completaria 100 anos

Foto Diocese do Porto/JLC

Porto, 22 jan 2022 (Ecclesia) – A diocese do Porto quis prestar homenagem a D. Júlio Tavares Rebimbas, antigo bispo entre 1982 e 1997, dando o seu nome ao auditório da Casa Diocesana de Vilar, uma das suas grandes obras.

Nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro, D. Júlio Tavares Rebimbas teria completado 100 anos de idade e foi celebrada uma eucaristia presidida por D. Pio Alves, no Auditório D. Júlio Tavares Rebimbas.

“D. Júlio, sucessor dos Apóstolos, faz parte dos que foram chamados porque Deus quis e ele aceitou” – afirmou D. Pio Alves sublinhando a “enorme generosidade” e “enorme disponibilidade para servir” que eram caraterísticas de D. Júlio Tavares Rebimbas.

Segundo adianta o jornal diocesano, Voz Portucalense, D. Pio Alves revelou na sua homilia que “não ter conhecido muito diretamente D. Júlio, mas recordou que foi um bispo marcante para a diocese do Porto e que está bem presente na memória daqueles que com ele privaram”.

“Damos graças a Deus pela sua vida de entrega ao próximo no serviço à Igreja” – disse.

Foto Diocese do Porto/JLC

Uma das grandes obras de D. Júlio na diocese do Porto foi a Casa Diocesana de Vilar e a partir de agora o grande auditório daquela estrutura diocesana de tanto relevo tem o seu nome”.

Esta foi uma das suas grandes obras durante o seu serviço pastoral na diocese do Porto, tendo sido inaugurada a 1 de julho de 1995.

Após a Eucaristia foi descerrada uma placa no grande auditório de Vilar atribuindo o nome do antigo bispo do Porto àquele espaço.

Júlio Tavares Rebimbas nasceu a 21 de janeiro de 1922, em Bunheiro, na Murtosa, distrito de Aveiro; Foi ordenado presbítero, em 1945, e 20 anos depois bispo, em 1965.

Foi bispo do Algarve, entre 1966 e 1972, bispo auxiliar de Lisboa de 1972 a 1977 e escolhido pelo Papa Paulo VI para ser o primeiro bispo da Diocese de Viana do Castelo, em 1977, antes de ser nomeado para o Porto, a 12 de fevereiro de 1982; Faleceu na Casa de Saúde da Boavista (Porto), no dia 6 de dezembro de 2010.

SN

Partilhar:
Share