“Todos aqui nascemos” é o tema escolhido para sublinhar a grande “afinidade” entre o Natal de Jesus e o Batismo 

Porto, 07 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese do Porto propõe em 2019 uma caminhada de Advento sob o lema “Todos aqui nascemos”, sublinhando a grande “afinidade” entre o Natal de Jesus e o Batismo. 

““Todos aqui nascemos” é a ideia forte da caminhada, tendo em conta que “entre o Natal de Jesus e o Batismo cristão há realmente uma afinidade de raiz: ambos celebram o nascimento pelo qual todos somos dados à luz como filhos de Deus”, explica a diocese. 

A caminhada proposta apresenta-se em sintonia com o tema diocesano “como os ramos na videira” e sugere que “árvore do Natal possa ser uma videira e que a luz da coroa do Advento e do tempo do Natal seja acesa a partir do círio pascal”.

“Onde for possível, pode estabelecer-se alguma relação entre o Presépio e Batistério, respetivamente lugares do nascimento e do renascimento para uma vida nova”, como se lê no sítio online.

Outra sugestão da caminhada é a “redescoberta do Batismo”, com a “criação de dinâmicas, a partir de uma mistagogia dos ritos pré-batismais”, que ajudem a “nascer de novo neste natal”.

O tempo litúrgico do Advento, que este ano se inicia a 1 de dezembro, decorre ao longo dos quatro domingos que antecedem a solenidade do Natal.

SN

 

Partilhar:
Share