Porto: Bispo exorta jovens para um Sínodo Diocesano Juvenil

Celebração do Dia Mundial da Juventude decorreu em Ovar

Ovar, 26 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo do Porto presidiu este sábado, em Ovar, à celebração do Dia Mundial da Juventude, propondo aos jovens a celebração de um “Sínodo” diocesano para as novas gerações.

“Seria possível uma espécie de Sínodo diocesano juvenil em ordem à reflexão, compromisso e missão? Porque vos conheço, acredito que vai ter desenvolvimento. Acredito que será viável, entusiasmante e com ótimos resultados”, disse D. Manuel Linda.

“Confio esta tarefa a todos e cada um dos que constituíram os vários departamentos do Comité Organizador Diocesano”, acrescentou.

O responsável, citado pelo jornal ‘Voz Portucalense’, propôs que se mantenham ativos os Comités Organizadores paroquiais, vicariais e diocesano que acompanharam a preparação e celebração da JMJ 2023, num trabalho que vai decorrer até ao Jubileu de 2025.

O bispo do Porto realçou que, neste “verdadeiro registo sinodal”, se pretende propor uma reflexão sobre o que os “jovens anseiam” para a diocese.

Durante a celebração, que reuniu mais de mil pessoas, D. Manuel Linda desafiou os jovens a apadrinharem uma pessoa em situação de fragilidade.

“Vamos fazer de cada jovem cristão do Porto um padrinho de quem precisa de uma palavra de estímulo, de ânimo, de se sentir gente no meio da gente, enfim, de não ter como único companheiro da vida o contínuo silêncio dos sós?”, indicou.

A Missa desta jornada, convocada pelo Papa e celebrada a nível diocesano, decorreu na Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro.

Esta foi uma organização do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude do Porto e contou com um concerto dos ‘La Voz del Desierto’, uma banda de música de inspiração católica da diocese espanhola de Alcalá de Henares.

OC

Dia Mundial da Juventude: Papa desafia jovens a transmitir mensagem de esperança, num mundo marcado pela violência e individualismo

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top