Porto: Bispo desafia jovens à «tarefa tão nobre e tão sublime» de «aquecer corações» (c/vídeo)

«Queres ser o técnico disso?», pergunta D. Manuel Linda na semana dedicada às vocações

Porto, 29 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo do Porto pergunta aos jovens se querem ser técnicos da “tarefa tão nobre e tão sublime de aquecer corações”, numa mensagem pela Semana de Oração pelas Vocações, que decorre até domingo.

“Pensa, vou reservar um lugar para ti que és generoso e gostarias de ver este mundo com um coração ou os corações de todos muito mais quentes do que aquilo que estão”, diz D. Manuel Linda, num vídeo publicado pela Diocese do Porto.

Dirigindo-se aos jovens, o bispo diocesano afirma que “a vocação é uma tentativa de aquecer corações” e explica que Jesus “não se limitava a pregar uma doutrina”, mas estava próximo das pessoas e o seu coração “ficava entusiasmado”.

“Ora, nós termos muitos lugares abertos para esta tarefa tão nobre e tão sublime de aquecer corações. Queres ser o técnico disso?”, questiona.

O bispo do Porto assinala que “todos são convidados a pensar qual o seu possível lugar na Igreja e na sociedade”.

O responsável católico explica que o mundo está “bastante frio” e não é só o clima que está alterado mas também “está alterado aquilo que é humano”, como os corações que “estão frios”.

D. Manuel Linda começa o seu vídeo a contextualizar que ficou “muito perturbado” com a notícia de “um casal de velhinhos encontrado morto no seu quarto”, que leu num jornal espanhol, e os seus filhos “nem sequer lhe telefonaram, nem sequer sabiam que tinham morrido”.

Na rede social Twitter, D. Manuel Linda também assinalou que a Igreja está a celebrar a Semana das Vocações.

https://twitter.com/BispodoPorto/status/1255078759222448128

Para viver e celebrar a celebração desta Semana de Oração pelas Vocações de 2020, o Papa Francisco escreveu a mensagem ‘As palavras da vocação’, onde destacou como palavras-chave “gratidão, coragem, tribulação e louvor”, e a Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou diversos subsídios para as comunidades e famílias.

CB/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top