D. Manuel Linda sublinha «capacidades de diálogo, escuta, competência pastoral e zelo apostólico» do novo bispo de Angra

Foto: João Lopes Cardoso/Diocese do Porto

Porto, 04 nov 2022 (Ecclesia) – O bispo do Porto agradeceu hoje a dedicação de D. Armando Esteves Domingues ao serviço da diocese, como auxiliar, no dia em que este foi nomeado como novo bispo de Angra, pelo Papa Francisco.

“Para nós, este é um momento de forte perda. Não obstante, também nos sentimos felizes porque reconhecemos ao senhor D. Armando aptidão para governar essa simpática Diocese e sabemos bem das suas capacidades de diálogo, escuta, competência pastoral e zelo apostólico”, escreve D. Manuel Linda.

D. Armando Esteves Domingues foi designado como bispo auxiliar do Porto a 27 de outubro de 2018, pelo Papa Francisco.

“Ao longo de quase quatro anos, trabalhou zelosa e dedicadamente nesta Diocese do Porto, a ponto de suscitar em todos a máxima consideração e estima. Agora, o mesmo Papa Francisco veio buscá-lo para novo e mais elevado encargo pastoral: o de Bispo de Angra, na Região Autónoma dos Açores”, refere D. Manuel Linda.

O bispo do Porto elogia o “traço sinodal” que D. Armando Esteves Domingues deixou no Porto, como “a vontade de intentar novas formas de organização paroquial, mormente por intermédio das ‘unidades pastorais’, o incentivo a uma pastoral de unidade e conjunto, o relevo concedido ao ecumenismo e a valorização do papel da mulher e dos jovens fazem dele um ‘bispo novo para tempos novos’”.

Em meu nome pessoal e, certamente, de toda a Diocese, quero dirigir um sentido ‘bem-haja’ por quanto aqui semeou e fez frutificar. E desejo todas as graças e todas as bênçãos para a nova e nobre missão. Pode contar connosco, como nós contamos com ele, operários da mesma ‘vinha do Senhor’ e obreiros da edificação do Reino de Deus”, conclui.

D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco; foi ordenado padre 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu.

A27 de outubro de 2018, o Papa nomeou-o como auxiliar da Diocese do Porto, tendo sido ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018, na Catedral de Viseu.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves Domingues preside à Comissão Missão e Nova Evangelização.

A Diocese de Angra encontrava-se em sede vacante desde saída de D. João Lavrador, a 21 de setembro de 2021, que foi nomeado pelo Papa como bispo da Diocese de Viana do Castelo.

OC

Igreja/Portugal: D. Armando Esteves Domingues nomeado bispo de Angra

Partilhar:
Share