Porto: Bento XVI abençoa primeira pedra de novo Seminário

Bênção vai ser proferida na missa na Avenida dos Aliados, a 14 de Maio

Bento XVI vai abençoar a 14 de Maio a primeira pedra do novo Seminário Diocesano Missionário Redemptoris Mater-Santa Teresa do Menino Jesus, na missa a que preside no Porto.

A bênção vai ser proferida depois da comunhão, no momento imediatamente anterior ao rito de conclusão da eucaristia, cujo início está marcado para as 10h15.

O novo espaço destinado à formação do clero, com capacidade para 40 alunos, vai ficar localizado nas instalações do Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, pertencente à diocese do Porto.

A primeira fase do projecto passa pela adaptação de um pavilhão já existente, no qual vão ser instalados os dormitórios e a cozinha, seguindo-se a construção da igreja, capela e biblioteca, entre outras funcionalidades.

Os nove seminaristas que desde há dois anos frequentam o curso de Teologia da Universidade Católica estão a morar em casas de famílias do Porto que fazem parte do movimento denominado Caminho Neocatecumenal.

“Temos a necessidade de passarmos para uma casa nossa”, explicou à Agência ECCLESIA o reitor do novo Seminário, Pe. Daniel Saturi, que gostaria de inaugurar as instalações “o quanto antes” mas ainda não sabe quando vão começar as obras.

O sacerdote desconhece também de onde vão surgir os dois milhões de euros estimados para a realização do projecto, mas confia na intervenção divina: “Dependemos da providência de Deus”, admite.

“Se Deus suscitar algum benfeitor que nos desse alguma ajuda, seria muito bom. Mas não acredito que a abertura seja para o imediato”, reconhece o Pe. Daniel Saturi, que apesar desta previsão continua a acreditar que “Deus pode fazer milagres” e que até ao início do ano lectivo de 2010/11, em Setembro, ainda pode aparecer um doador.

Os Seminários Redemptoris Mater distinguem-se das instituições congéneres pertencentes às dioceses pelo facto de os padres aí formados estarem ao serviço do bispo local e poderem também ser enviados para outros pontos do globo, como sucedeu com o reitor: “Eu sou brasileiro, fui formado na Croácia e agora estou em Portugal”.

O Pe. Daniel Saturi reconhece que a bênção da primeira pedra por parte de Bento XVI é um gesto “muito significativo” porque ajuda a consolidar a ideia de que o Caminho Neocatecumenal está plenamente integrado na Igreja.

“Por falta de conhecimento somos muitas vezes tomados como uma ‘seita’ e as pessoas pensam que estamos fora da Igreja, o que é um absurdo. Nós estamos em comunhão com o Papa e com o bispo”, frisou o sacerdote.

O primeiro Seminário Redemptoris Mater em Portugal – intitulado Nossa Senhora de Fátima – foi construído de raiz em Caneças, no Patriarcado de Lisboa, seguindo-se aquele que vai começar a ser edificado em Ermesinde.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top