D. Antonino Dias fala em oportunidade de «gerar empatia e colaboração», rumo à JMJ Lisboa 2023

Jornada Diocesana da Juventude (Arquivo)
Foto: Diocese de Portalegre-Castelo Branco

Portalegre, 17 nov 2022 (Ecclesia) – A Sertã vai acolher este sábado a Jornada Diocesana da Juventude de Portalegre-Castelo Branco, desafiando os participantes a plantar uma árvore nas suas comunidades.

“Pretende-se fazer caminho em perspetiva vocacional, ecológica e missionária, sob o mote: ‘Parte à descoberta, vem ver o que eu vi’. Dentro do programa gizado para se viverem os vários momentos deste encontro, as árvores, que à nossa Diocese são gentilmente oferecidas pela empresa ‘Reciclagem de Sucatas Abrantinas’, serão benzidas no Santuário da Senhora dos Remédios”, adianta o bispo local, D. Antonino Dias, num texto divulgado online.

Cinco árvores, uma por cada arciprestado (conjunto de paróquias) da diocese, vão ser plantadas no recinto do Santuário, de manhã; as outras são entregues a cada paróquia ou instituição presente na jornada.

A ‘árvore JMJ2023’ vai ser plantada este domingo, solenidade de Cristo-Rei e Dia Mundial da Juventude, celebrado a nível diocesano.

“É uma forma de gerar empatia e colaboração, de fazer caminho conjunto até à Jornada em Lisboa”, indica D. Antonino Dias, convidando ao diálogo com jovens de todas as proveniências.

Salta, tira as pantufas, calça os sapatos e sai a sensibilizar a tua comunidade para esta Jornada Diocesana a caminho da JMJ, em Lisboa”.

A XXXVII Jornada Mundial da Juventude é celebrada este ano, nas dioceses católicas, a 20 de novembro (solenidade litúrgica de Cristo-Rei) e, a nível internacional, em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023 – após ter sido adiada, por um ano, devido à pandemia de Covid-19.

‘Todos juntos em Lisboa!’ é o convite do Papa Francisco na mensagem divulgada pelo Vaticano, desejando que o encontro mundial seja “abraço da reconciliação e da paz”.

O texto parte do tema anunciado em 2019, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39).

OC

Partilhar:
Share