Portalegre-Castelo Branco: Faleceu o padre João Alves Mendonça

Foto: reconquista.pt

Portalegre, 03 out 2024 (Ecclesia) – O padre João Alves Mendonça faleceu aos 81 anos de idade, no Hospital de Castelo Branco, era pároco de Santo André das Tojeiras e Sarzedas, desde 2003, informa a Vigararia do Clero da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

“Lembremos, ao Senhor da Messe, na oração de súplica e de ação de graças, o nosso Rev.do Padre João Alves Mendonça. Ele, que celebrou, com tantos irmãos, a Liturgia da Igreja nesta terra, possa agora, na primeira pessoa, participar na liturgia celeste com o próprio Cristo Ressuscitado”, escreve a Vigararia do Clero da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, numa nota publicada online.

O bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, preside hoje, quinta-feira, dia 3 de outubro, à Eucaristia na igreja matriz de Sarzedas, a partir das 11h00; o cortejo fúnebre segue para Alvito da Beira, às 15h00, é celebrada uma nova Missa, em Alvito da Beira, e o padre João Alves Mendonça é sepultado no cemitério local.

A Vigararia do Clero da Diocese de Portalegre-Castelo Branco informou “com profundo pesar mas com esperança cristã”, que o padre João Alves Mendonça faleceu “no Hospital de Castelo Branco, acometido de AVC hemorrágico”.

O padre João Alves Mendonça tinha 81 anos de idade, nasceu no dia 29 de Julho de 1943, em Alvito da Beira, no concelho de Proença-a-Nova; fez a sua formação nos nossos seminários da Diocese de Portalegre-Castelo Branco e foi ordenado presbítero, no dia 3 de junho de 1979, por D. Augusto César Alves Ferreira da Silva.

O sacerdote diocesano foi professor do Colégio de Santo António, serviu as Paróquias de Bemposta, a partir de 1980, de São Facundo, de 1981, de Vale das Mós, em 1987, e Alvega a partir de 1991, e, no ano seguinte, foi nomeado moderador da ‘2ª Zona com Dinâmica de Missão’, onde esteve até 1997, em 1992 também “começou a integrar o Conselho Presbiteral Diocesano”.

O padre João Alves Mendonça foi diretor do Jornal ‘O Distrito de Portalegre’, assistente espiritual da Cáritas Diocesana de Portalegre-Castelo Branco, coordenador do Secretariado Diocesano de Atividades Sócio Caritativas da Igreja, o atual Secretariado Diocesano da Pastoral Social, e responsável da Tipografia Nuno Álvares.

Em 2003, o sacerdote foi exonerado desses serviços tendo sido nomeado pároco de Santo André das Tojeiras e de Sarzedas, no concelho de Castelo Branco.

CB

Partilhar:
Scroll to Top