Portalegre-Castelo Branco: Bispo pede atenção a sociedade que procura «excluir Deus»

Assembleia Diocesana marcou início do Ano da Fé, proclamado por Bento XVI

Cernache do Bonjardim, Castelo Branco, 22 out 2012 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco apelou à ação dos católicos face a uma sociedade que tenta excluir qualquer referência pública a Deus.

“Sabemos que a cultura atual tende a considerar a fé como um facto privado e sem relevo, procura excluir Deus da vida pessoal e social, e voltando-se para o mais fácil e atrativo que nem sempre é o mais útil, propõe um paraíso sem Deus”, disse D. Antonino Dias, este sábado, durante a Assembleia Diocesana quer marcou o início do Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) na região.

A celebração decorreu em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã, cerca de 175 quilómetros a norte de Lisboa, e reuniu centenas de pessoas.

Na homilia da missa a que presidiu, o bispo diocesano destacou que “a experiência ensina que o mundo sem Deus torna-se inabitável”.

“Como transmitimos a verdade e a beleza da fé no hoje do nosso tempo? Como testemunhamos o que acreditamos e anunciamos? Como cativamos o interesse e a escuta?”, questionou o prelado, numa intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Assembleia Diocesana contou com a distribuição dos círios que vão percorrer os cinco arciprestados (conjuntos de paróquias) e outros mais pequenos, ao dispor das famílias.

“Que os cinco círios que durante o ano irão correr os cinco arciprestados, sejam aproveitados para nos recordar a riqueza do nosso batismo, congregar as comunidades, sentir e viver a comunhão diocesana iluminada e alimentada por uma fé mais esclarecida e adulta, assumindo a responsabilidade pessoal e social daquilo que acreditamos”, pediu D. Antonino Dias.

Segundo este responsável, “é na família, primeira e natural comunidade ao serviço do homem e da sociedade, que se educa para a vivência da fé, a constância, o respeito pelos outros e pela diferença, a bondade, o serviço, o espírito de sacrifício”.

O Ano da Fé foi convocado por Bento XVI no âmbito do 50.º aniversário da abertura do Concilio Vaticano II (1962-1965) e do 20.º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica.

O bispo de Portalegre-Castelo Branco convidou a diocese a “viver este ano de forma exigente e aberta à formação e aos outros, de molde a que todos possamos refletir, aprofundar, fortalecer, celebrar, testemunhar e transmitir a fé”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top