D. Antonino Dias e jovens peregrinaram ao Santuário de Nossa Senhora de Mércoles

Castelo Branco, 22 nov 2021 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco incentivou os jovens da diocese a colocar-se “ao serviço” para “marcar a diferença” nas suas realidades, falando durante a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), este sábado.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Comité Organizador Diocesano (COD) de Portalegre-Castelo Branco refere que D. Antonino Dias lembrou que a juventude é um dom para qualquer comunidade e também para a diocese.

O bispo de Portalegre-Castelo Branco, que presidiu à Missa de encerramento da Jornada da Juventude 2021, animou os jovens a “arregaçar as mangas”, entusiasmando cada um a ser “fermento” nas suas diversas realidades – em casa e com a família, na escola, no emprego e nos seus locais de lazer – bastando porem-se “ao serviço” e disponibilidade para “marcar a diferença”.

O COD de Portalegre-Castelo Branco destaca que foram “mais de 400 jovens” da diocese que se “puseram a caminho e viveram um dia repleto de emoções”, em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Mércoles, junto a Castelo Branco.

Foto: COD Portalegre-Castelo Branco

O programa incluiu workshops que permitiram aos jovens aprofundar a “fé e das suas razões”, por exemplo, através da música, da arte, do testemunho, da missão, da ecologia integral e da sustentabilidade.

“Levando consigo a alegria própria da juventude que trouxe a Castelo Branco um colorido vibrante, com a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 no horizonte”, recorda o COD.

O comunicado destaca também a participação de párocos, diáconos, seminaristas, catequistas e outros agentes da pastoral, para além de autoridades civis, numa “expressão de um caminho que é já feito em comum” e “o sonho” que JMJ na capital portuguesa “possa chegar realmente a todos”.

A Igreja Católica promoveu este domingo, nas dioceses de todo o mundo, a sua festa anual com os jovens católicos, pela primeira vez na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, por decisão do Papa Francisco.

CB/OC

Partilhar:
Share