Diocese pede cuidado aos sacerdotes em grupos de risco e sugestões para os velórios

Portalegre, 22 mai 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco promoveu um encontro com os seus vigários e os arciprestes para debater a situação do território nesta fase de desconfinamento, perante a pandemia de Covid-19.

Os responsáveis, reunidos por via digital, esta quinta-feira, abordaram em particular o regresso das celebrações comunitárias, prevista para os dias 30 e 31 de maio.

“Os sacerdotes que pertencem a grupos de risco, fruto da idade ou de doença, devem ser especialmente cuidadosos no regresso ao culto e às atividades pastorais, dispensando todos os contactos para além do estritamente necessário”, assinala uma nota com as conclusões do encontro, enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Conferência Episcopal Portuguesa publicou a 8 de maio as normas para o regresso das celebrações comunitárias da Eucaristia, suspensas desde 13 de março por causa da propagação do novo coronavírus.

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco assume estas regras e adianta que, se for necessária alguma adaptação, “terá como critério a segurança sanitária e o bom senso”.

Um dos temas abordados foram os velórios, em relação aos quais foram manifestadas preocupações, “quer quanto aos com os espaços e a sua manutenção, quando isso é responsabilidade das paróquias, quer quanto à salubridade dos mesmos, depois de horas de velórios e sem qualquer possibilidade de controlar efetivamente quem entra e quem sai, por vezes, com mais de um corpo simultaneamente”.

“Pareceu, onde for possível, ser favorável dissociar a celebração das exéquias do espaço onde o corpo é velado, isto é, onde a celebração das exéquias é costume ser feita no mesmo local do velório, poderá não ser muito prudente, sanitariamente, que isso aconteça, pelo menos enquanto não existir mais clareza quanto à evolução da pandemia”, acrescenta a nota.

Os arciprestes e o vigário-geral da Diocese vão concelebrar a Eucaristia de Ação de Graças a que o bispo local, D. Antonino Dias, vai presidir este domingo na Catedral de Portalegre, transmitida pela página diocesana no Facebook.

OC

Partilhar:
Share