Portalegre-Castelo Branco: Bispo e Conselho Pastoral refletem sobre «potencialidades da Igreja diocesana»

Portalegre, 03 jul 2015 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco presidiu à assembleia ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral que analisou o ano pastoral e debruçou-se sobre atividades futuras.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Portalegre-Castelo Branco informa que D. Antonino Dias sublinhou “vivamente” a necessidade de promoverem e incrementarem a formação permanente na Diocese, em concreto no Curso de Aprofundamento da Fé (CAF) e o diaconado permanente.

O prelado acentuou também a “necessidade da sensibilidade e da cultura vocacional”, motivou para a “fidelidade” à missão de evangelização e “lamentou a ausência sucessiva” de representantes de alguns organismos.

O Conselho Pastoral Diocesano é formado por leigos, religiosos, diáconos e sacerdotes que representam toda a Diocese de Portalegre-Castelo Branco e reuniram no dia 27 de junho, na Casa de Mem Soares, em Castelo de Vide.

A assembleia ordinária contou com a presença de dezassete dos trinta e quatro membros conselheiros, a quem D. Antonino Dias “agradeceu” a colaboração.

O bispo diocesano incentivou ao “compromisso” dos cristãos na sociedade referindo-se à sua Carta Pastoral “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

O comunicado destaca os temas que fizeram parte da agenda do Conselho Pastoral Diocesano como o Ano Pastoral 2015/2016 e o secretário diocesano da Pastoral, o padre Nuno Folgado, que apresentou a proposta de tema geral – Igreja viva: rosto(s) de Misericórdia.

A visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, entre 11 e 26 de outubro, foi outro assunto e neste período vão realizar a Assembleia diocesana, no dia 18 de outubro no Seminário de Portalegre.

O bispo e conselheiros refletiram sobre as oportunidades e os desafios pastorais do Ano da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco (8 de dezembro de 2015-20 de novembro de 2016).

Neste contexto foram propostos “meios concretos” para uma “vivência mais fecunda” como “intenções de oração; atividades de missão popular; abertura das ‘Portas Santas’,

Na reunião foi feita também uma “avaliação sumária” do Boletim Pastoral, que atualmente conta com 626 assinantes e o Conselho Pastoral foi informado que a sua viabilidade financeira está “condicionada à contribuição efetiva de todos os assinantes”.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top