Portalegre/Castelo Branco: Bispo e clero avaliaram sínodo diocesano

Assembleia também debateu Ano da Fé, diretrizes sobre casos de abuso sexual de menores e celebração de exéquias orientada por leigos

Portalegre, 20 jun 2012 (Ecclesia) – O sínodo diocesano, o Ano da Fé e as orientações sobre casos de abuso sexual de menores foram alguns dos pontos debatidos no encontro realizado esta terça-feira entre o bispo de Portalegre-Castelo Branco e representantes do clero local.

Na reunião, realizada em Portalegre, D. Antonino Dias mencionou as dificuldades existentes em alguns locais da diocese para envolver os católicos no sínodo diocesano devido à sua idade avançada, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O responsável também expressou o seu agrado pela adesão ao trabalho sinodal registado nas paróquias “onde há pessoas mais sensíveis e disponíveis para a participação”.

O Ano da Fé, que decorre entre 11 de outubro deste ano e 24 de novembro de 2013, constitui um “convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor”, afirmou D. Antonino Dias, que sublinhou a necessidade de os católicos intensificarem o “testemunho da caridade”.

Os membros do Conselho Presbiteral apresentaram várias sugestões para assinalar o Ano da Fé, que vão ser estudadas em detalhe e, “tanto quanto possível”, integradas na programação da diocese para 2012-13.

Durante o encontro foram transmitidas as diretrizes referentes ao tratamento dos casos de abuso sexual de menores e dos procedimentos a adotar em caso de conhecimento de situações que indiciem situações dessa natureza.

As orientações “não dispensam, em caso algum, a observância das demais normas internas da Igreja, nem o escrupuloso cumprimento das normas legais do direito interno português”, frisa o comunicado.

A agenda incluiu a reflexão sobre as exéquias orientadas por leigos, com a assembleia a manifestar a necessidade de se avaliarem as experiências em curso e de se estabelecerem critérios para a realização dessas celebrações.

O sínodo diocesano, assembleia consultiva sujeita a ratificação do bispo, iniciou-se na diocese de Portalegre-Castelo Branco em 2009 a partir do lema “O dom está em ti”.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top