Portalegre-Castelo Branco: Bispo apela à participação dos fiéis no encerramento do sínodo diocesano

D. Antonino Dias projeta novo ano pastoral centrado na família

Portalegre, 24 jul 2013 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco apelou à participação ativa de todos os fiéis na reflexão do próximo ano pastoral – ‘Família cristã: natureza e missão’ – e no sínodo da diocese.

O ano pastoral 2013/2014 começa em setembro e D. Antonino Dias explicou a importância deste tema para a sociedade, dado que o homem “percorre muitos caminhos para crescer e ser feliz” e o primeiro e “mais importante” é “a família”.

Este núcleo que acolhe cada pessoa quando nasce e onde aprende a dar os primeiros passos é com quem “toma consciência da sua dignidade de pessoa, aprende a rezar e reza, assimila valores e sabe olhar os seus direitos e deveres”, desenvolve.

O prelado acrescenta que o papel da família é “único e insubstituível” na vida e na realização do homem.

Por isso, D. Antonino revela que nestes “tempos difíceis” para a família, a Igreja “não desiste de propor e anunciar” a “verdade” e a missão do matrimónio e da família, “um dos bens mais preciosos da humanidade”.

A capacidade de amar e de ser amado tem a sua expressão plena na união estável de um homem e de uma mulher, a cuja decisão se chega por um processo de maturação do amor que leva a contrair um compromisso de doação, de entrega e de fidelidade, num amor fiel, exclusivo e indissolúvel”, sublinhou, numa homilia proferida este domingo na peregrinação arciprestal da Sertã.

O cristão “tem de ser” firme e esclarecido, por isso, o bispo diocesano convida os seus fiéis a formarem grupos de reflexão, a contribuírem “com estímulo” e com “sugestões”, neste ano “que é o último da reflexão sinodal”.

A pastoral “futura”, das comunidades da diocese de Portalegre-Castelo Branco, depende da “colaboração de todos em Sínodo” porque “uma pastoral decorativa, mais de verniz superficial” não se coaduna com o mundo atual

Para o bispo, hoje, é necessário uma “atuação em profundidade” e uma pastoral “mais criativa e inovadora”.

Aos crentes pediu, também, que se recordem da Jornada Mundial da Juventude, que decorre até ao próximo domingo, no Rio de Janeiro (Brasil), e dos jovens da diocese que participam neste encontro: “Os jovens são portadores de esperança e o garante de um mundo melhor, mais positivo e aberto”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top