Portalegre, 26 abr 2021 (Ecclesia) – Na igreja do Seminário das Missões, em Cernache do Bonjardim, (Diocese de Portalegre-Castelo Branco) é celebrada hoje uma Missa, às 16h00, no 12º aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria.

O Município da Sertã associa-se à efeméride que vai ter lotação limitada conforme as normas da Direção Geral da Saúde (DGS) e vai ter transmissão através das plataformas digitais da edilidade local, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Um momento marcante não só para todo o movimento religioso português mas também para o concelho da Sertã, que viu um dos seus filhos mais diletos ser canonizado pelo papa Bento XVI em 2009”, constatou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

Após a celebração terá lugar uma pequena romaria ao local de nascimento de São Nuno de Santa Maria, no recinto do Seminário das Missões, protagonizada por José Farinha Nunes e pela presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Filomena Bernardo, com o propósito de ser deposto uma coroa de flores no local.

Nuno de Santa Maria (de seu nome Nuno Álvares Pereira) nasceu a 24 de junho de 1360 em Cernache do Bonjardim e morreu no dia de todos os santos de 1431 e quase cinco séculos depois, mais precisamente em 1918, foi beatificado pelo Papa Bento XV.

Em 2009, o Papa Bento XVI canonizou-o, lembrando uma “figura exemplar nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis”, lê-se.

LFS

Partilhar:
Share