Juventude Operária Católica vai assinalar Dia do Trabalhador com iniciativa online

Aveiro, 24 abr 2021 (Ecclesia) – O presidente nacional da Juventude Operária Católica (JOC), Gabriel Esteves, disse à Agência ECCLESIA que a pandemia “veio agravar atropelos” aos direitos laborais.

“Eu acredito que há casos de empresas que têm a preocupação e tentaram  proteger os trabalhadores, em termos de saúde pública, mas as questões laborais, as dificuldades e exigência pedida e alguns atropelos aos direitos existe e a pandemia veio agravar essa situação, com essa desculpa fizeram-se muitos atropelos que não são corretos”, aponta.

O responsável considera que existe muita incompreensão entre trabalhadores e empregadores “que ainda têm muito foco no lucro e colocam o dinheiro à frente das pessoas”.

O presidente nacional da JOC adianta que, devido à pandemia, o movimento vai promover uma reflexão online sobre o trabalho, no 1º de maio. 

“A JOC este ano na celebração do 1º maio vai abordar o tema de como a pandemia está a afetar o mundo do trabalho, nas suas várias formas e que soluções e perspetivas é que há para o futuro”, refere.

Gabriel Esteves, no cargo nacional há cerca de um ano, salienta ainda que o movimento não irá estar nas ruas, na habitual manifestação do Dia do Trabalhador, que considera ser “um dos pontos altos do ano”, mas considera que há “um risco grande em termos de saúde pública” e assim surgiu a aposta da videoconferência para debater as várias situações. 

A 1 de maio, a partir das 09h30, acontece a atividade intitulada “Neste tempo de desigualdade, não te deixes contaminar pela instabilidade”, em formato online, mas com necessária inscrição prévia.

A Igreja Católica celebra desde 1955 a festa litúrgica de São José Operário, como forma de associar-se à comemoração mundial do Dia do Trabalhador, uma decisão do Papa Pio XII.

Gabriel Esteves, presidente nacional da Juventude Operária Católica, é o convidado do programa ECCLESIA da Antena 1 da rádio pública, entre hoje e sexta-feira, pelas 22h45, antecipando o Dia do Trabalhador.

SN

Partilhar:
Share