Ponto de viragem na diocese de Aveiro

A Diocese de Aveiro está a viver um plano pastoral de cinco anos que culmina nos 75 anos da restauração da diocese, em 2013. Os dias 5 e 6 deste mês foram um “ponto de viragem na dinâmica que queremos imprimir” na renovação das estruturas – disse à ECCLESIA o Pe. Francisco Melo, Vigário Episcopal para a Pastoral Geral.

Nestes dois dias celebrou-se o dia da igreja diocesana. O local foi mudado tal como “a forma de motivar as pessoas” – referiu. Depois de auscultar o desejo dos cristãos deste território eclesial, a celebração diocesana é uma “configuração de tudo aquilo que as pessoas dos diversos arciprestados e instâncias desejavam” – sublinhou o Pe. Francisco Melo.

A presença de milhares de pessoas mostra que a “viragem feita e o caminho a trilhar está a ser acolhido pelas pessoas”. A preparação prévia e a caminhada feita indiciam que as pessoas aprofundaram a consciência de Igreja Diocesana. A audição das pessoas e a promoção do concurso «A Minha Igreja» mostra que “foi um caminho correcto”.

A envolvência de várias instituições, movimentos e secretariados como actores “foi importante para o sucesso deste dia”. E adianta: “é o sinal que houve mudança” – frisou o Vigário Episcopal para a Pastoral Geral.

Neste dia vivido com o lema da «Esperança», o bispo da diocese de Aveiro, D. António Francisco Santos, realça à ECCLESIA que os cristãos “devem ser sinal de esperança para o mundo”. No parque de exposições da cidade da ria, os cristãos “deram visibilidade da esperança”.

A dimensão do convívio e encontro esteve presente nesta actividade diocesana. “O testemunho de comunhão alarga-se ao horizonte da sociedade civil” – disse D. António Francisco Santos.

O bispo de Aveiro sentiu o pulsar da diocese. “Foi muito gratificante sentir esta moldura humana”. E finaliza: “Caminhamos em direcção ao jubileu (75 anos) da restauração da diocese”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top