Peregrinos portugueses na beatificação de João Paulo II

Preços dos hotéis afastaram potenciais participantes nas cerimónias no Vaticano

Lisboa, 29 abr 2011 (Ecclesia) – Com o aproximar da beatificação do Papa João Paulo II – Vaticano, 1 de maio – muitos peregrinos portugueses já partiram para Roma e outros preparam-se para o fazer.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (FAIS) organizou uma peregrinação – orientada pelo presidente da FAIS, padre David Barbosa – de 30 de abril a 4 de maio que levará 50 peregrinos.

Em declarações à Agência ECCLESIA, Catarina Martins, diretora da FAIS, realça que houve um excesso de inscrições – “uma lista de espera de 40 pessoas”, mas não conseguiram “levar todas as pessoas, devido à falta de quartos e também de lugares no avião”.

Após o anúncio da beatificação de João Paulo II, as agências de viagens começaram a fazer reservas e pré-reservas e “deixou de haver disponibilidade de hotéis, em Roma”.

Com um pontificado longo, João Paulo II é um “Papa especial para os portugueses”, visto que realizou três visitas ao nosso país – sublinhou Catarina.

Esta manhã – através da Agência de Viagens «Peregrino» – chegaram a Roma 37 peregrinos portugueses ligados ao Opus Dei.

Constança Rebelo de Andrade, da referida agência, sublinhou à Agência ECCLESIA que esperava uma peregrinação com mais elementos, visto que “tinha um voo charter marcado”, mas “colocaram preços exorbitantes nos hotéis e as pessoas não vieram”.

Apesar de faltarem dois dias para a beatificação, no Vaticano já se encontram muitos peregrinos de diversas zonas do globo.

“Há muitos grupos e, sobretudo, religiosas” – disse Constança.

Através da Agência de Viagens «Verde Pino» vão duas peregrinações – com 90 pessoas – à beatificação de João Paulo II.

O responsável da agência, Albino Frazão, salientou que “não esperava mais peregrinos” para participarem nas cerimónias no Vaticano.

“É um ato muito complicado porque as reservas em Roma são muito difíceis” – referiu o responsável à Agência ECCLESIA.

Pela Agência «GeoStar» foram 100 peregrinos. Francisco Moura, responsável desta agência, disse que os peregrinos são oriundos do Porto, Braga, Lisboa e Évora.

Em declarações à Agência ECCLESIA o responsável que se encontra em Roma refere que se “nota muitos peregrinos para assistir à beatificação de João Paulo”, mas o “número é inferior” ao do funeral do antecessor de Bento XVI.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria-Geral do Episcopado estarão presentes vários bispos portugueses: D. Jorge Ortiga, D. Manuel Felício, D. António Marto, D. José Policarpo, D. Jacinto Botelho, D. Albino Cleto, D. António Carrilho, D. Serafim Ferreira e o recém-nomeado bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top