João Paulo II: Beatificação também nas redes sociais

Vaticano estreia transmissão em direto no YouTube e lança novo site dedicado ao Papa polaco

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA no Vaticano

Cidade do Vaticano, 29 abr 2011 (Ecclesia) – O Vaticano anunciou hoje que vai transmitir em direto a cerimónia de beatificação de João Paulo II através das redes sociais Twitter e Facebook, bem como num canal especial do YouTube dedicado ao Papa polaco.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, destacou aos jornalistas o facto de o canal do Vaticano no Youtube ir “transmitir ao vivo, pela primeira vez”, um acontecimento.

Em conferência de imprensa, o padre Walter Insero, membro do secretariado das comunicações sociais da diocese de Roma, disse que mais de mil pessoas, entre “líderes de opinião, jornalistas especializadas e repórteres” vão acompanhar a celebração de 1 de maio, através do Twitter.

Outras três mil pessoas aderiram ao grupo «Sentinelas Digitais», criado no Facebook, reunindo, segundo o Vaticano, “jovens e velhos, que dão testemunho do ensinamento do futuro beato”.

Todas estas iniciativas podem ainda ser seguidas através do site «pope2you.net», que também transmite as cerimónias em direto.

Através deste site, foram enviados “40 mil” postais digitais com citações de João Paulo II particularmente centradas nas suas intervenções junto dos jovens.

Para Walter Insero, todas estas iniciativas representam um “grande passo da Igreja no mundo digital”.

Ainda hoje, o site oficial do Vaticano apresentou uma página especial dedicada a Karol Wojtyal (1920-2005), o Papa João Paulo II, com mais de 500 fotografias do pontificado que se iniciou em outubro de 1978.

No site estão presentes 500 fotos, 30 vídeos e 400 frases em seis idiomas, material dividido por temas e apresentado na forma de um «livro» de imagens a ser folheado.

O site, indicou o Vaticano, foi projetado para todos os tipos de tecnologia – PC, computadores portáteis, dispositivos móveis, smarphone, iPhone ou iPad – permitindo ainda acompanhar a missa da beatificação que decorre no próximo domingo, na praça de São Pedro, a partir das 10:00 (menos uma hora em Lisboa).

Durante as celebrações, vai ter lugar a recolha experimental de imagens em 3D, unindo o Centro Televisivo do Vaticano e a Sony, mas não está prevista a transmissão das mesmas.

A beatificação foi anunciada a 14 de janeiro, depois da publicação do decreto que comprovava um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, Karol Wojtyla (1920-2005), relativo à cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria da doença de Parkinson.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top