Professores de Educação Moral e Religiosa Católica e organização «Sol sem Fronteiras» desenvolvem projeto voluntariado

Lisboa, 12 jul 2016 (Ecclesia) – A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), das Escolas de Peniche, e a organização ‘Sol sem Fronteiras’ vão desenvolver o projeto missionário ‘Coração na Guiné-Bissau’, em Cuntum Madina, de 29 de julho a 24 de agosto.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os responsáveis pelo projeto missionário de curta duração informam que vão atuar nas áreas da “saúde, educação, cidadania, ecologia e missão pastoral”, em Cuntum Madina, na periferia de Bissau.

O projeto ‘Coração na Guiné-Bissau’ vai ser desenvolvido por oito pessoas, entre 29 de julho e 24 de agosto: três professoras de EMRC das escolas de Peniche; duas alunas de EMRC da Escola Secundária de Peniche e uma aluna universitária (antiga aluna de EMRC) e a responsável de Educação para o Desenvolvimento, da organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) ‘Sol sem Fronteiras’.

A ligação entre as escolas de Peniche e a ONDG católica nasceu através da disciplina de EMRC, no ano letivo de 2001/2002, aquando a construção da Escola Primária de São José de Bajob, na Guiné-Bissau, através de uma campanha de Natal; A escola foi inaugurada 09 de maio de 2002.

Segundo as entidades envolvidas para “continuar a alimentar o amor” entre a comunidade de Peniche e o povo guineense surge o projeto ‘Coração na Guiné-Bissau’ com o “principal objetivo” de proporcionar o “desenvolvimento multicultural e profissional”, pela convivência missionária.

O projeto de voluntariado missionário de curta duração tem como instituições responsáveis a ONGD ‘Sol sem Fronteiras’ e a Missão Católica de Cuntum Madina, das Hermanas Franciscanas de la Inmaculada Concépcion, que conta com 150 voluntários.

Coração na Guiné-Bissau’, é desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas de Peniche, o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia e a Escola Secundária de Peniche.

CB/OC

Partilhar:
Share