Pe. António Vaz Pinto fecha trilogia dedicada à vivência cristã

O Pe. António Vaz Pinto acaba de lançar a obra “Fé e Existência Cristã”, que fecha a trilogia iniciada pelo sacerdote jesuíta quando escreveu os textos “Ateísmo e Fé: À busca de Deus e Revelação” e “Fé: Fundamento e conteúdo da fé cristã”.

Em declarações à ECCLESIA, o Pe. Vaz Pinto considera que o lançamento deste terceiro livro é “o fechar o ciclo, para ser uma espécie de resumo fundamental para o homem de hoje, com a sua problemática”.

A trilogia pretende expor os fundamentos, conteúdos e práticas da vida cristã. Este terceiro livro, “Fé e Existência Cristã”, procura explicar e demonstrar os fundamentos da existência cristã do «homem novo» que surge com a Revelação de Jesus Cristo.

Tudo numa sociedade onde se vive um contexto de ateísmo teórico e prático, segundo o sacerdote, onde é preciso “ultrapassar essas dificuldades, para poder aceder à proposta da revelação donde brota a fé”, uma fé não pode ficar parada, que tem permanentemente de se exprimir.

“Isso passa por muitas coisas, desde gestos, critérios, sinais, e por contextualização no nosso mundo”, ressalva o autor. “Por vezes o medo faz-nos ficar parados, outras vezes a falta de bases de fé deixa-nos calados diante das dificuldades”.

A escrita é tida pelo Pe. Vaz Pinto como a melhor forma de passar a mensagem de fé, num mundo onde há cada vez menos espaço para a relação.

“Enquanto padre, posso falar durante um quarto de hora para mil pessoas, mas o impacto poderá ser mais duradouro se eu estiver a ser lido por essas mil pessoas. As minhas palavras chegam mais longe e de um modo mais exigente”, indica.

O livro “Fé e Existência Cristã” é uma publicação da editora Alêtheia, que já colaborou com o autor na obra “A História de Deus Comigo”. 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top