Bragança, 15 jun 2018 (Ecclesia) – A Misericórdia de Bragança, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e com o apoio da câmara municipal da localidade realiza, dia hoje, as Jornadas de Museologia nas Misericórdias.

Esta iniciativa, que tem início às 10h00, decorre no Auditório Paulo Quintela daquela cidade, e associa-se às comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e ao Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018), lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A atividade permite uma “reflexão útil sobre a realidade e as potencialidades do património museológico das Misericórdias e sobretudo sobre as boas-práticas e os princípios mais adequados para a sua proteção”, refere a nota.

Presentemente, as Misericórdias têm cerca de “70 realidades museológicas” que se traduzem em “museus, casas museu, núcleos museológicos, centros interpretativos, centros de memória, espaços musealizados e coleções visitáveis”.

A sessão de abertura contará com a presença do diretor regional de Cultura, António Ponte; do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Eleutério Alves; e do presidente da UMP, Manuel de Lemos.

O encontro termina com uma visita ao Museu Etnográfico Belarmino Afonso.

LFS

Partilhar:
Share