Património: Tetos Mudéjares da Sé do Funchal recebem prémio europeu do património cultural

Lisboa, 28 set 2023 (Ecclesia) – Os Prémios Europeus do Património Cultural, edição 2023, vão ser entregues hoje e há quatro galardoados portugueses, entre eles os tetos mudéjares da Sé do Funchal (Ilha da Madeira), anunciaram a Comissão Europeia e a Europa Nostra.

“O restauro destes raros tetos de estilo mudéjar, com 1500 m2, foi realizado com base nas melhores práticas de conservação da madeira e envolveu uma equipa interdisciplinar de profissionais de topo de várias nacionalidades”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Os quatro projetos portugueses entre os vencedores dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2023 são: “Tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal, Madeira”; “Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal ‘Arte-Xávega’”; “Projeto ALMADA, Lisboa” e “Cláudio Torres”, realça o comunicado.

Os 30 vencedores dos prémios foram selecionados por um Júri composto por peritos em património oriundos de toda a Europa, após uma avaliação feita por comités de seleção responsáveis ​​pela análise das candidaturas submetidas, tanto por organizações como por pessoas a título individual, de 35 países europeus.

Os vencedores vão ser homenageados na cerimónia europeia de entrega dos prémios, que terá lugar no dia 28 de setembro, no Palazzo del Cinema, em Veneza.

Cecilia Bartoli, cantora lírica de renome mundial e presidente da Europa Nostra, felicita “calorosamente os vencedores deste ano dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra pelo merecido reconhecimento porque “são exemplos inspiradores que contribuem verdadeiramente para a construção de uma Europa mais bonita, sustentável e inclusiva”.

Já se encontra aberto o concurso para os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2024. As candidaturas podem ser submetidas online através de www.europeanheritageawards.eu/apply.

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top