«Beleza escondida» aborda histórias pouco conhecidas e curiosidades das coleções pontifícias

Cidade do Vaticano, 20 abr 2021 (Ecclesia) – A Santa Sé anunciou hoje o lançamento de uma série de vídeos sobre os “segredos dos Museus do Vaticano”, intitulada ‘Celata Pulchritudo’ (A beleza escondida).

A iniciativa visa divulgar, através das plataformas digitais, “segredos, histórias pouco conhecidas e curiosidades se escondem por trás da beleza universalmente reconhecida das obras-primas das coleções do Vaticano”, refere uma nota, enviada à Agência ECCLESIA.

O novo projeto multimédia foi criado, em colaboração, pelo portal ‘Vatican News’ e os Museus do Vaticano.

“Mesmo as obras mais conhecidas e fotografadas -escondem detalhes, curiosidades e aspetos pouco conhecidos a descobrir: graças à ajuda de quem os estuda, cuida, restaura e preserva, vamos tentar aproximar-nos o máximo possível desses tesouros de beleza”, observa Andrea Tornielli, diretor-editorial do Dicastério para a Comunicação (Santa Sé).

Monsenhor Paolo Nicolini, vice-diretor dos Museus do Vaticano, elogia por sua vez o esforço das “mulheres e homens que trabalham todos os dias para preservar e valorizar uma das coleções de obras-primas mais famosas do mundo”.

A partir desta terça-feira, uma série de vídeos de curta duração vai apresentar as fontes de inspiração de grandes mestres como Michelangelo ou Rafael e os bastidores do Museu.

O primeiro capítulo é dedicado a uma obra que “constituiu o núcleo originário” das coleções de arte dos Papas, o ‘Torso Belvedere’.

A escultura, que inspirou Michelangelo, tem a assinatura de um escultor de Atenas, Apolónio, “filho de Nestor”, do primeiro século antes de Cristo.

OC

Partilhar:
Share