Ermida no Monte Farinha é um local com história secular

Mondim de Basto, Vila Real, 08 ago 2017 (Ecclesia) – O Monte Farinha recebe hoje o final da 4ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta na Senhora da Graça, um santuário do ciclismo nacional e também da fé católica.

O santuário de Nossa Senhora da Graça pertence à Diocese de Vila Real e está situado na freguesia de Vilar de Ferreiros (Mondim de Basto).

A página oficial da instituição católica explica que se trata de um dos “principais santuários marianos do Norte de Portugal” e dos mais concorridos de entre Douro e Minho, agora com Centro de Acolhimento e de apoio aos peregrinos.

A primeira capela no alto do monte, com o título de Senhora da Graça, “parece ter sido construída no século XVI”, acrescentam os responsáveis do santuário.

O atual edifício, em granito da região, é formado por torre sineira quadrangular, nave única octogonal; e capela-mor e sacristia retangulares, em eixo.

Fazem parte deste santuário além dos imóveis correspondentes à casa das estampas, casa e bouça do ermitão, restaurante e centro de acolhimento aos peregrinos, mais três capelinhas que compassadas ficam num dos antigos acessos ao ‘Iteiro’ da Senhora, ou do Santinho (São Tiago), como ali se diz.

OC

Partilhar:
Share