Perfil traçado por D. João Lavrador, auxiliar desde 2008 do até agora bispo do Porto
Lisboa, 06 jul 2013 (Ecclesia) – D. João Lavrador, bispo auxiliar na Diocese do Porto, considera que D. Manuel Clemente é um homem “sábio e prudente” e sabe valorizar as “capacidades de todos”.
O novo Patriarca de Lisboa “cativa” pela sua humildade e simplicidade enriquecendo quem contacta com ele, sublinha o bispo que foi auxiliar de D. Manuel Clemente desde 2008 num artigo publicado na última edição do semanário digital Ecclesia.
“Pessoa de invulgar cultura que sabe como ninguém interpretar os sinais dos tempos em que vivemos com as dimensões de uma profundidade histórica e do realismo do ser humano acreditando nas suas capacidades e pugnando pelo diálogo como meio para atingir o bem social”, escreve o bispo auxiliar do Porto.
Segundo D. João Lavrador, o Patriarca é o “bom pastor” que está atento ao seu rebanho e que “sofre interiormente” com quem se sente marginalizado não poupando esforços “para acolher e responder a todas as situações humanas com que se depara”.
D. Manuel Clemente foi nomeado pelo Papa Francisco patriarca de Lisboa a 18 de maio, após a resignação de D. José Policarpo, por ter atingido o limite de idade determinado no Direito Canónico.
CB/PR