www.passo-a-rezar.net
Convidados que somos a viver mais uma quaresma, nada melhor do que arranjarmos formas de fazermos algo de diferente nas nossas rotinas diárias, que nos transportem para a Páscoa da Ressurreição. Assim, esta semana sugiro uma visita ao sítio criado no passado dia 17 de Fevereiro, pelo Apostolado da Oração, que se denomina “passo-a-rezar.net”. Este projecto, inspirado no sítio pray-as-you-go, concebido pelos Jesuítas Ingleses, pretende “chegar à cultura da vida daqueles que rezam todos os dias e que, no encontro com Jesus Cristo, ganham força para transformar o mundo”.
O conceito subjacente a este espaço virtual, passa pela disponibilização de um ficheiro gratuito em formato de áudio, que pode ser guardado no computador e distribuído pelas diferentes plataformas (email, leitor de música digital, pen drive, etc.). Conforme explicou o jesuíta Francisco Martins à Agência Ecclesia, o ficheiro é composto por “uma prece diária de 10 a 12 minutos, com música de fundo, introdução, uma leitura – normalmente o Evangelho do dia – e pontos de oração inspirados na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola”.
Logo na página inicial temos ao dispor os registos áudio das orações distribuídas pelos dias da semana de segunda a sexta, sendo ainda permitido a possibilidade de descarregarmos um ficheiro único que é composto por todas as orações dessa semana. No item “quem somos”, ficamos a conhecer a equipa que compõe este projecto da iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, uma obra da Companhia de Jesus (jesuítas) que se dedica à promoção da oração pessoal. Em “Inácio de Loyola”, conhecemos um pouco da história da conversão deste Santo da Igreja. Na opção “músicas da semana”, descobrimos quais são as composições musicais que fazem parte da cada oração diária, para isso, encontramos todas as informações relativas a cada música. Caso pretenda automatizar a descarga regular das orações diárias, basta efectuar a subscrição do podcast, que “em vez de irmos ao sítio buscar um ficheiro diária ou semanalmente, pode-se deixar o dispositivo de podcast (software) fazê-lo automaticamente”.
Fica lançado o repto, aceda diariamente durante esta quaresma a este espaço virtual para que assim possa rezar de uma forma diferente e bastante enriquecedora e quem sabe, se pode tornar um hábito.
Fernando Cassola Marques