Páscoa: Patriarca de Lisboa destaca força transformadora da ressurreição de Jesus e evoca 50 anos do 25 de Abril

«Portugal tem de ir novamente à fonte da vida que vence a morte e reencontrar força» – D. Rui Valério

Foto: Patriarcado de Lisboa

Lisboa, 31 mar 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa assinalou hoje a força da ressurreição de Jesus, que inspirou “profundas transformações” ao longo da história, e evocou os 50 anos do 25 de Abril.

“Recordemos como a Páscoa da Ressurreição de Jesus tem sido fonte de inspiração para que, povos e nações, empreendam, hoje como ontem, renovadoras revoluções, ou profundas transformações no seu tecido social e político. Também Portugal, há precisamente cinquenta anos, e em pleno tempo pascal, saiu à rua para operar uma mudança que trouxe a democracia e deu voz e vez ao povo”, disse, na homilia do Domingo de Páscoa, enviada à Agência ECCLESIA.

No dia da festa mais importante para a Igreja Católica, que assinala a ressurreição de Jesus, D. Rui Valério defendeu que “Portugal tem de ir novamente à fonte da vida que vence a morte e reencontrar força e vontade para superar as suas dificuldades”.

“Sobretudo, para vencer uma certa paralisia de que sofre, provocada pela habituação acomodada e, não raro, pela resignação”, acrescentou.

O patriarca de Lisboa agradeceu o papel das comunidades católicas no anúncio da ressurreição de Jesus, desejando que “sejam sinal de experiência viva, missionária e sinodal da sua Ressurreição, quer na diocese de Lisboa quer no mundo, que está sedento de belas e boas notícias”.

A reflexão destacou a “centralidade da ressurreição para a fé”, para a vida de cada ser humano que, “no seu coração, possui impulsos de amor infinito, na sua alma, leva sede de imortalidade e plenitude, no seu espírito está impressa a certeza da eternidade, e a sua estrutura de ser humano é imagem e semelhança de Deus”.

“Só a ressurreição realiza este projeto que é, ao mesmo tempo, desígnio e bênção”, acrescentou.

Sim, Cristo Ressuscitou! Ao ser humano foi restituída a sua verdadeira condição e dignidade, que o pecado e a morte tinham destruído. Cristo Ressuscitou! O pecado que Ele aceitou carregar, fora destruído no sacrifício da Cruz, e, agora, oferece a cada homem e a cada mulher a possibilidade de renascer; de implantar a vida eterna na própria existência da humanidade, de iluminar o mundo com a luz da esperança, para construir entre as nações caminhos e laços de paz”.

Segundo D. Rui Valério, a ressurreição de Jesus comunica “a força indispensável para reconstruir vidas e existências; histórias e percursos de um mundo novo”.

“O encontro com Jesus ressuscitado conduz à tarefa missionária dos discípulos. Jesus Ressuscitado reinicia a missão que inaugurou com o anúncio do Reino de Deus. A missão dos discípulos dirige-se a todos os povos, porque Jesus Ressuscitado é o Salvador Universal”, apontou.

OC

Vigília Pascal: D. Rui Valério convida cristãos a «ressuscitar», «ver» e «ir», a partir de um encontro que «aconteceu na escuridão» e «marcou a história»

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top