Páscoa: Bispo de Viseu convida a rezar pelo «valor da liberdade religiosa»

«Em caminho sinodal, assumamos atitudes Pascais, novas no anúncio, no testemunho e no compromisso com Deus e com os outros» – D. António Luciano

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 31 mar 2026 (Ecclesia) – O bispo de Viseu lamentou que o mundo atual, “ferido por guerras, violências e fragilidades, não nasceu da “Páscoa de Jesus Cristo”, e salientou que cada um pode “ajudar a mudar o mundo”, na Mensagem para a Páscoa.

“Cada um de nós pode ajudar a mudar o mundo: através da oração, da escuta da Palavra, do serviço, da caridade e de pequenos gestos de amor, que nos convidam a passar da indiferença ao cuidado, do egoísmo à partilha e da divisão à paz”, explica D. António Luciano, na Mensagem para a Páscoa 2026.

No documento, enviado esta terça-feira, 31 de março, à Agência ECCLESIA, o bispo de Viseu incentiva a diocese a rezar “pela paz nos países que mais dela precisam”, a renovar o apelo ao desarmamento, “condenando toda e qualquer justificação de violência, que tenha como fundamento a religião”, como pede o Papa Leão XIV.

“O mundo atual, ferido por guerras, violências e fragilidades, não é o mundo nascido da Páscoa de Jesus Cristo. Ao lembrarmos tantos cristãos impedidos de celebrar a sua fé e os ritos pascais, por causa da violência e da perseguição, com a morte de tantos inocentes, rezemos pelo valor da liberdade religiosa e por tudo o que ela significa.”

D. António Luciano destaca que Páscoa – que significa ‘passagem’ – “transforma a existência, através do mistério da graça e do acolhimento de Jesus” na vida de cada um, e pede que sigam o seu exemplo e aprendam “com Ele a amar e a servir os irmãos”.

Segundo o responsável diocesano, são chamados a ser ‘Protagonistas da Mudança’, “pelo testemunho de vida e de santidade da Beata Rita Amada de Jesus”, enquanto o encontro com Cristo Ressuscitado “faz renascer o verdadeiro amor ao Senhor”, que conduz “à vida plena e à vitória do pecado sobre a morte”, para caminharem “na luz que brilha sobre a escuridão do mundo”.

Na mensagem, intitulada ‘Vivamos com um coração alegre a Páscoa de Jesus’, D. António Luciano convida os cristãos e pessoas de boa vontade a “acolher a vida de Cristo Ressuscitado nas famílias e nas comunidades eclesiais e civis”.

O bispo de Viseu incentiva também a que assumam “atitudes Pascais, novas no anúncio, no testemunho e no compromisso com Deus e com os outros”, em caminho sinodal.

“Como verdadeiros discípulos missionários, desejamos a todos votos de uma paz duradoura em Cristo Ressuscitado. Uma Santa e feliz Páscoa para todos!” – D. António Luciano

A Páscoa é a principal celebração do calendário católico, assinalando a ressurreição de Jesus Cristo.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top