Paróquias do Alto Alentejo copiaram cartas de São Paulo

Esforço dos fiéis de Alegrete, Arronches, Degolados e S. Tiago de Urra reconhecido por Bento XVI

Desde Outubro de 2008 a Janeiro de 2009, os habitantes das paróquias de Alegrete (S.João Baptista), S.Tiago de Urra (S.Tiago) (concelho de Portalegre) Arronches (Nossa Senhora D’Assunção) (concelho de Arronches), Degolados (Nossa Senhora da Graça) (concelho de Campo Maior) – Alto Alentejo copiaram por 2 vezes, em impressos próprios, e em vários locais (cafés, escolas, Instituições Sociais, Igrejas e outros locais públicos) os 2030 versículos  das 13 Cartas de S.Paulo.

A iniciativa insere-se no chamado Ano Paulino: a Igreja está a celebrar pelos 2000 anos do nascimento de S. Paulo.

Um dos 2 livros, com 300 páginas cada um, foi entregue a Bento XVI, na Audiência Geral realizada a 1 de Abril de 2009, na Praça de S.Pedro. Uma delegação de 17 copistas, acompanhados pelo seu pároco, deslocou-se a Roma entre os dias 30 de Março e 2 de Abril para a entrega do referido trabalho.

 

Agora o Papa, através da Secretaria de Estado do Vaticano escreveu uma carta de agradecimento pelo trabalho às paróquias que tiveram a referida iniciativa.

“ No âmbito duma romagem da diocese de Portalegre e Castelo Branco à Cidade Eterna e sucessivo encontro com o Santo Padre na Audiência Geral do passado dia 1 de Abril, houve por bem depor nas Suas mãos um significativo volume contendo as «Cartas de S. Paulo manuscritas» por milhares de pessoas das quatro paróquias a si confiadas, numa louvável iniciativa que visava responder ao desafio lançado pelo Sucessor de Pedro à Igreja inteira no corrente Ano Paulino: ler e meditar as Cartas do Apóstolo para se aprofundar o próprio conhecimento e amor por Jesus Cristo e tornar-se Suas testemunhas corajosas como Paulo irradiando luz e esperança sobre os passos da humanidade”, pode ler-se.

“O Sumo Pontífice, que já lhe terá manifestado apreço por essa delicada homenagem, confiou-me a honrosa incumbência de vir renovar-lhe a expressão da Sua gratidão e assegurar que invoca, por intercessão do Apóstolo São Paulo, para quantos contribuíram para levar a bom termo a referida edição manuscrita das Cartas Paulinas a abundância dos dons do Espírito Santo, que consolidem as generosas disposições afirmadas como discípulos de Cristo e arautos da Sua Boa Nova no meio familiar e social. Propiciadora de tais dons, Sua Santidade o Papa Bento XVI concede ao senhor P.Marcelino e seus colaboradores, aos coordenadores e executantes da iniciativa, e a todos os fiéis paroquianos de Alegrete (S. João Baptista), Arronches (N.ª S.ª da Assunção), Degolados (N.ª S.ª da Graça) e Urra (S. Tiago) a implorada Bênção Apostólica. Aproveito o ensejo para lhe afirmar a minha fraterna estima em Cristo Senhor”, refere a missiva assinada por Monsenhor Grabiele Caccia.

 

P. Marcelino Dias Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top