Para uma Igreja mais próxima dos jovens

Pastoral juvenil de Aveiro apresenta objectivos renovados para 2010-2011

“Ser + em ti” – é o convite que a equipa do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional de Aveiro (SDPJVA), lança a todos os jovens da diocese e aos animadores, em particular.

“Sermos mais próximos, mais conhecedores, mais orantes, mais jovens, mais pessoas, mais cristãos, mais formados, mais NELE!”, explica Ondina Matos, directora do SDPJVA, num comunicado enviado à agência ECCLESIA.

Promover uma cultura de maior proximidade com os jovens, centrada na fé em Jesus Cristo, reanimar o movimento juvenil nos diversos arciprestados e continuar a apostar na formação de animadores são três das grandes prioridades para o ano pastoral 2010-2011.

Há ainda outro desafio que não pode ser descurado, segundo Ondina Matos – a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em Agosto do próximo ano, em Madrid.

“Não podemos deixar de sentir este ano como especial pelas oportunidades que abre, ao termos, pela primeira vez, o maior e mais importante encontro dos jovens católicos do mundo inteiro, aqui tão perto” sublinha a responsável pela pastoral juvenil aveirense.

Motivar os jovens para a participação no evento, levando o maior grupo de sempre, é também uma aposta da diocese de Aveiro.

Outra meta passa pela concretização da 3ª Etapa do Plano Diocesano, com vista à Missão Jubilar Diocesana.

O SDPJVA pretende renovar o espaço de oração mensal de Taizé, aproveitando o Dia Mundial da Juventude e a preparação para as JMJ como oportunidades de (re)descoberta da oração.

As missões de acolhimento juvenil e acompanhamento vocacional não podem ser esquecidas, de acordo com o comunicado do SDPJVA, na promoção de “uma Igreja afectiva, que acolhe, escuta e ajuda a crescer e a fazer opções”.

No contexto da iniciativa “Ser + em ti”, o SDPJVA já estabeleceu uma agenda de actividades, que podem ser acompanhadas aqui.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top