Para ouvir esta semana…

domingo, 1 de julho – O programa Ecclesia acompanha o início da Obra Nacional da Pastoral do Turismo e conversa com o diretor, o pe. Carlos Godinho, sobre o desafio de unificar e dar um rosto cristão a realidades turísticas. Santuários, praias, património e peregrinações são áreas representadas neste novo serviço da Igreja católica, cujos responsáveis perspetivam o caminho iniciado.

segunda-feira, 2 de julho – Manuel Alegre estava preso quando a encíclica Pacem in Terris foi publicada em 1963. Impedido de a ler, dirigiu um poema a João XXIII «Avó do século», que partilhou na 8ª Jornada da Pastoral da Cultura. O programa Ecclesia faz eco dessa intervenção onde o poeta pediu valores espirituais, mais sonho e poesia para este mundo que criámos.

terça-feira, 3 de julho – Reencontrar e esperança e a alegria foi o mote para a 8ª Jornada da Pastoral da Cultura que assinalou os 50 anos da convocação do II Concílio do vaticano. Cinco décadas depois, o jovem advogado Duarte Goes traduz a forma como o cristão vive a alegria de ser salvo e de como esse caminho, indicado há 50 anos atrás, deve irradiar estes dias mais cinzentos.

quarta-feira, 4 de julho – Emília Nadal refere-se ao tempo que viveu antes, durante e no pós II Concílio do Vaticano. A pintora afirma que apesar de toda a sua participação eclesial, ainda se sente no átrio, no meio de outros gentios, e que por isso, é preciso por em prática a segunda metade do Concílio que teima em não se efetivar.

quinta-feira, 5 de julho – Contar narrativas, viver a história de alguém, viajar na máquina do tempo é para Nuno Carinhas um privilégio. A arte que confere memória e que dialoga intemporalmente instiga a alegria e a esperança do diretor artístico do Teatro Nacional São João, no Porto, partilhadas na 8ª Jornada da Pastoral da Cultura.

sexta-feira, 6 de julho – O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, o pe. Tolentino Mendonça, apresenta o Átrio dos Gentios, que Portugal recebe em Novembro. Esta é uma iniciativa consequente da vontade expressa de Bento XVI para que os não crentes tenham um lugar no coração dos crentes.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top