Papa vai enviar delegação à Síria

Responsável pelo diálogo inter-religioso e cardeal de Nova Iorque entre os elementos que devem chegar a Damasco na próxima semana

Cidade do Vaticano, 16 out 2012 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano anunciou que Bento XVI vai enviar uma delegação de cardeais e outros responsáveis católicos à Síria perante a “tragédia” que afeta a população após mais de ano e meio de conflito.

“Não podemos ser simples espetadores de uma tragédia como a que está a acontecer na Síria”, disse o cardeal Tarcisio Bertone, hoje citado pelo portal de notícias do Vaticano, evocando o testemunho de alguns participantes no Sínodo dos Bispos que se encontra a decorrer.

Esta delegação vai incluir cinco participantes no Sínodo dos Bispos 2012, entre eles os cardeais Laurent Mosengwo Pasinya, arcebispo de Kinshasa, República Democrática do Congo; Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, Santa Sé; Timothy Dolan, arcebispo de Nova Iorque, Estados Unidos da América.

A comitiva da Santa Sé integra ainda o secretário para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti, e monsenhor Alberto Ortega, da Secretaria de Estado do Vaticano.

O cardeal Bertone diz que a solução para o conflito que opõe o regime do presidente al-Bashar aos seus opositores “só pode ser política” e deve ter em vista os “imensos sofrimentos das populações, os destinos dos refugiados e o futuro da nação”.

A ideia de enviar uma representação a Damasco surgiu na 13ª assembleia geral do Sínodo e foi ali anunciada, visando manifestar a “solidariedade fraterna” da Igreja Católica aos sírios e aos que “estão comprometidos na busca de um acordo que respeite os direitos e deveres de todos”.

O secretário de Estado do Vaticano espera que a delegação possa chegar à capital da Síria “na próxima semana”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top