Papa condena fome e pobreza

Bento XVI recorda cimeira da ONU sobre a crise, que decorrerá neste mês de Junho

Bento XVI classificou este Domingo como “absolutamente inaceitável” a situação de fome que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, pedindo ainda soluções para a actual crise económica e financeira.

No dia em que se celebra, em muitos países, a festa do Corpo de Deus – que em Portugal se assinalou na passada Quinta-feira -, o Papa recordou “especialmente as centenas de milhões de pessoas que passam fome”.

“É uma realidade absolutamente inaceitável, que resiste a alterar-se, apesar dos esforços das últimas décadas”, disse.

Falando aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa evocou a cimeira das Nações Unidas que terá lugar de 24 a 26 de Junho, em Nova Iorque, para abordar a questão da crise e das suas consequência sobre o desenvolvimento.

Bento XVI invocou sobre os participantes e os responsáveis pelo “destino do planeta” o “espírito de sabedoria e solidariedade humana”, para que a actual crise “se transforme numa oportunidade, capaz de favorecer uma maior atenção à dignidade de cada pessoa e de promover uma distribuição equitativa do poder de decisão e dos recursos”, com particular atenção “ao número, cada vez maior, dos pobres”.

O Papa desejou que sejam tomadas “medidas partilhadas por toda a comunidade internacional” e se assumam “escolhas estratégicas, por vezes difíceis de aceitar, que são necessárias para assegurar a todos, no presente e no futuro, os alimentos fundamentais e uma vida digna”.

Noutro âmbito, Bento XVI assinalou que na próxima Sexta-feira se inicia o ano sacerdotal, que ele convocou por ocasião do 150.º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars.

“Confio às vossas orações esta nova iniciativa espiritual, que se seguirá ao ano Paulino, neste momento a caminho da sua conclusão. Possa este novo ano jubilar constituir uma ocasião propícia para aprofundar o valor e a importância da missão sacerdotal e pedir ao Senhor que dê à sua Igreja numerosos e santos sacerdotes”, afirmou.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top