Padres do Prado assinalam 150.º aniversário de fundação

Atenção aos mais pobres é marca distintiva da associação

A Associação dos Padres do Prado assinala neste dia 10 de Dezembro o seu 150.º aniversário de fundação, pelo padre António Chevrier, em França.

O fundador desta associação foi beatificado por João Paulo II, em 4 de Outubro de 1986.

Nascido a 16 de Abril de 1826 e ordenado em 1850, o padre António Chevrier foi coadjutor da paróquia de Santo André de la Guillotière, bairro industrial e operário da cidade de Lyon, França.

A 10 de Dezembro de 1860, o padre Chevrier aluga uma casa no limite da paróquia de Santo André. Mais tarde, incentivado pelo bispo da diocese, comprou a casa para aí desenvolver a sua obra: acolher crianças filhas de operários, a fim de fazer deles “homens e cristãos”.

António Chevrier estava convicto de que a “formação de sacerdotes e catequistas, consagrados à evangelização dos pobres era a grande necessidade da época e da Igreja”.

Emanuel Valadão Vaz, responsável do Prado em Portugal, refere que a Associação desenvolve “uma espiritualidade de padre diocesano tendo como pilares fundamentais: o Estudo do Evangelho, a releitura de vida à luz do Evangelho, a vida em equipa, a vida fraterna”.

O Prado chegou a Portugal através do padre Manuel António Pimentel (Diocese de Angra) nos anos sessenta do século passado, em pleno concílio Vaticano II.

Actualmente existem dez padres comprometidos no Prado e dois a fazer a primeira formação, que se reúnem mensalmente por equipas e realizam todos os anos um retiro, aberto a todos os padres diocesanos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top