Originalidade de Jesus acolhida pelas mulheres

Começa hoje a edição de 2010 do encontro de reflexão teológica que o Metanoia – Movimento Católico de Profissionais – organiza anualmente no fim de Julho.

A iniciativa, dedicada ao tema “A originalidade de Jesus acolhida pelas mulheres”, decorre até 1 de Agosto em Albergaria-a-Velha.

O encontro é animado pela Ir. Julieta Dias, religiosa do Sagrado Coração de Maria desde 1968, que vai abordar o modo como a singularidade de Cristo foi acolhida pelas mulheres e no que essas experiências, relatadas na Bíblia, dizem de Deus.

A reflexão pretende abordar a “intensa e fundamental” acção das mulheres no primeiro período da Igreja, cujo impacto nas comunidades foi tal que nenhum dos autores dos quatro Evangelhos o omite, numa época em que não era costume contar as mulheres e as crianças.

No texto que anuncia o encontro, recorda-se que as mulheres “foram as primeiras a fazer a experiência do ressuscitado e a anunciá-la aos discípulos homens”.

“Mas conhecemos também – prossegue o Metanoia – a barreira de gordura que o tempo emprestou à nossa memória eclesial, limitando-a na sua radicalidade, enquadrando-a em categorias essencialmente masculinas, desvirtuando, por vezes, o seu poder em estruturas que, hoje ainda, limitam tanto o reconhecimento do lugar pleno da mulher na comunidade.”

Maria Julieta Mendes Dias é licenciada em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, tendo estudado Teologia no Instituto S. Tomás de Aquino e na Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha).

Rm/SNPC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top